07h00 - sexta, 12/04/2019

Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo

Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo

Os turcos da ESAN Eczacibasi contam avançar em breve com os trabalhos de prospecção mineira numa área denominada "Rosário", que fica no alinhamento da área de Neves-Corvo, em plena Faixa Piritosa Ibérica. O investimento está avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros e é aguardado com alguma expectativa por parte dos responsáveis da empresa da Turquia.
"É uma área muito propícia [à descoberta de novos depósitos de minerais], já que fica no alinhamento de Neves-Corvo. Estamos ansiosos", assume ao "CA" o geólogo Nelson Martins, responsável pela operação da ESAN Eczacibasi em Portugal.
De acordo com este técnico, a empresa aguarda apenas a confirmação, por parte da Secretaria de Estado de Energia, para poder avançar com os trabalhos de prospecção em parceria com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, que pertence ao Estado, numa área com 202 km2.
"É a continuação da faixa de Neves-Corvo, há umas ocorrências à superfície de outras sondagens e estamos a avançar, no sentido de tentar localizar mais alguma coisa com interesse económico. Existem vestígios, mas a profundidades muito grandes. E isso é uma coisa que tem sempre de ser avaliada antes de se decidir qualquer investimento", observa Nelson Martins, frisando que este será sempre "um processo lento".
"Nesta fase há sempre muito investimento, mas uma mina só avança se se encontrarem depósitos e depois de devidamente estudados", afiança o geólogo, acrescentando que a criação de uma nova mina depende sempre muito da cotação dos metais. "Pode haver um depósito que agora não é rentável, apesar de ter algum volume, mas daqui a cinco ou 10 anos já pode vir a ser", justifica.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 20/04/2019
Vítor Encarnação
tem novo livro
O escritor Vítor Encarnação, que colabora com "CA" desde o lançamento do jornal, apresenta na próxima semana o terceiro volume de Nada mais havendo a acrescentar, com as suas crónicas publicadas no "Diário do Alentejo" entre Março de 2017 e Março de 2019.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Primavera com muita(s)
arte(s) em Castro Verde
Primavera é sinónimo de artes e cultura em Castro Verde! A Câmara Municipal promove a partir deste sábado, 20 de Abril, o festival "Primavera no Campo Branco", que até final do mês vai levar aos quatro cantos do concelho concertos, exposições, espectáculos de teatro, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre, entre outras iniciativas.
08h00 - sábado, 06/04/2019
Festival do Peixe do Rio
na aldeia do Pomarão
Arroz de lampreia, caldeirada de muge, enguias frita e outros sabores ribeirinhos vão estar em destaque neste fim-de-semana, 6 e 7 de Abril, no antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola.
08h00 - sábado, 06/04/2019
"Terras Sem Sombra"
na cidade de Beja
Os norte-americanos The Delphi Trio actuam neste sábado, 6 de Abril, em Beja, no âmbito do Festival "Terras Sem Sombra", iniciativa da Associação Pedra Angular em parceria com os municípios da regiã, entre os quais a de Beja.
07h00 - sexta, 05/04/2019
Pedro Mestre edita
"Mercado dos Amores"
Em tempos idos, as feiras e os mercados eram o ponto alto no calendário de muitas aldeias e vilas do Alentejo, numa realidade que Pedro Mestre quis mostrar em "Mercado dos Amores", o novo disco do músico natural do Monte da Sete (Castro Verde) que chega nesta sexta-feira, 5 de Abril, às bancas.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial