Câmara de Odemira promove nova edição do “Orçamento Participativo”

Câmara de Odemira - site Orçamento Participativo

A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu “Orçamento Participativo” (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.

Segundo a autarquia, o OP de Odemira “é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país” e visa “potenciar a participação, envolver e legitimar os cidadãos a criarem respostas específicas às necessidades e desafios que enfrentam nas suas comunidades através da apresentação e votação de propostas de investimentos e projetos, a concretizar pelo município”.

As propostas, de natureza material ou imaterial até um montante máximo de 75 mil euros, podem ser apresentadas até 31 de maio e as mais votadas serão executadas pela Câmara Municipal “num período de 30 meses”.

“Tendo em vista a coesão territorial, o Município de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final”, revela a autarquia.

A Câmara de Odemira explica que as propostas podem ser apresentadas através da página online do projeto, em www.op.cm-odemira.pt, ou presencialmente, durante os Encontros de Participação nas Freguesias, “nos quais se irá proceder à discussão e eventual alteração às propostas apresentadas ou ainda admissão de novas propostas”.

Depois, e à semelhança da edição anterior, “a votação irá decorrer durante o mês de setembro”.

A autarquia acrescenta que a “participação e mobilização dos cidadãos é um dos pilares do programa de governação do Município de Odemira para 2021/2025, promovida com base numa participação informada através do Ecossistema Participativo”.

“Neste contexto, o OP, a par do Fórum do Território, estimula uma cultura de participação onde todos têm a possibilidade de estar envolvidos num processo de diálogo, reflexão e definição de projetos e políticas locais para o desenvolvimento do território e para a concretização dos cinco pilares: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável”, conclui.

Opinião

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima