A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alerta que pessoas que se fazem passar por inspetores daquele organismo estão a praticar burlas, que têm como alvo operadores económicos, na região do Baixo Alentejo.
Em comunicado, a ASAE diz ter tido conhecimento de que no distrito de Beja “se estão a materializar práticas de burla efetuadas por indivíduos que se fizeram passar por inspetores desta autoridade”.
Estes alegados falsos inspetores, “por meios ilícitos e utilizando situações fictícias, procuram recolher, em benefício próprio, pagamentos ou vantagens que não lhes são devidos”, revela a ASAE, referindo que esta prática tem “vindo a ser adotada já há alguns meses e a nível nacional”.
A ASAE alerta que estas são “tentativas fraudulentas de obter proveitos e privilégios ilegítimos, por meio de usurpação de poderes e funções de uma Autoridade, pelo que os operadores económicos não devem, em caso algum, seguir essa instrução”.
“Independentemente do teor da informação comunicada, as notificações para pagamento de contraordenações da ASAE são sempre efetuadas de acordo com os requisitos formais e legais”, nota o organismo.
Por isso, frisa, “os operadores económicos nunca deverão proceder ao pagamento em direto de qualquer quantia”.