A primeira edição da iniciativa “Câmara nas Freguesias”, que o Município de Castro Verde promoveu, na passada semana, entre os dias 15 e 19 de abril, na freguesia de Castro Verde e de Casével, terminou com balanço “extremamente positivo”, disse ao “CA” o presidente da autarquia.
Segundo António José Brito, foram cinco dias “de diálogo com as pessoas”, onde estas puderam “apresentar problemas, fazer críticas e serem construtivas, no sentido de melhorar a freguesia de Castro Verde e Casével”.
“Foi uma semana muito proveitosa” e “o nosso balanço é extremamente positivo, por termos conseguido reunir os cidadãos a participarem, a colaborarem, a intervirem e a construírem connosco mais soluções para o concelho de Castro Verde”, frisou.
Durante a iniciativa, o executivo da Câmara Municipal passou por todas as localidades da freguesia, manteve uma reunião com comerciantes e visitou as obras em curso de requalificação do Centro Coordenador de Transportes de Castro Verde, avaliadas em cerca de 230 mil euros e que decorrem “em bom ritmo”, devendo estar concluídas dentro de poucas semanas.
“Estimamos que no início do verão a obra esteja pronta e seja posta ao serviço das populações”, revelou ao “CA” António José Brito, sublinhando tratar-se “de um investimento com alguma relevância” para dotar a gare rodoviária de “condições bastante diferentes das que tinha, com uma requalificação global do edifício, da cobertura, das acessibilidades e até do ordenamento do próprio espaço”.
Outro espaço visitado no âmbito da iniciativa “Câmara nas Freguesias” foi o local do futuro Jardim dos Sentidos, a criar junto ao Centro Escolar Dr. Francisco Alegre e que será “de grande qualidade e bastante diferenciador”.
“Vamos ficar com um espaço verde de grande qualidade e bastante diferenciador aqui em Castro Verde, praticamente no ‘coração’ da vila, junto a um centro escolar com muitas crianças”, disse António José Brito.
O Jardim dos Sentidos foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo 2022 da Câmara de Castro Verde. O projeto acabou por ser ampliado pela autarquia, decorrendo de momento o concurso para a empreitada, no valor de 330 mil euros.
“Estamos a falar de um jardim que apela aos cinco sentidos, um projeto de muita qualidade, muito inovador e muito criativo, e Castro Verde vai orgulhar-se muito deste jardim que vamos ter aqui no centro da vila”, vincou o edil.
Durante a “Câmara nas Freguesias” realizou-se também, a 18 de abril, uma reunião do executivo municipal nas Piçarras, durante a qual foi aprovada a obra de requalificação da estrada que esta localidade ao IP2.
“É um investimento muito próximo de 200 mil euros, que permitirá uma circulação em maior segurança. Trata-se, sobretudo, de uma resposta às populações que há muito reivindicavam esta ação”, afiançou António José Brito, estimando que a empreitada possa ser concretizada “até ao fim do verão”.