O “CA” dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Mértola, Odemira e Ourique.
ALJUSTREL
Um concerto da dupla Anjos, acompanhada pela banda filarmónica da SMIRA, é o grande destaque das comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril em Aljustrel, organizadas pela Câmara Municipal. O espetáculo vai decorrer na Praça da Resistência a partir das 22h00 desta quarta-feira, 24, sendo seguido da atuação em uníssono dos grupos de cante alentejano do concelho, de um espetáculo de fogo de artifício a partir das 00h00 e, a fechar, a atuação do DJ Brazoff. No dia 25 de abril, as comemorações em Aljustrel arrancam pelas 10h30 e incluem, entre outras atividades, uma cerimónia de homenagem aos combatentes de guerra do concelho (11h00), uma sessão solene da Assembleia Municipal, que incluirá a homenagem aos eleitos locais desde 1974 (15h00), e um concerto com a banda Opoente (17h30).
ALMODÔVAR
Para assinalar 50 anos da Revolução dos Cravos, a Câmara de Almodôvar agendou, para a noite desta quarta-feira, 24 de abril, a partir das 22h00, um concerto da Orquestra Clássica de Almodôvar no novo Complexo Multiusos das Eiras, seguido de um espetáculo piromusical à meia-noite.
Para o dia 25 de abril está prevista a inauguração oficial do Complexo Multiusos das Eiras (10h30), que recebe depois uma sessão solene para assinalar a data. A festa termina com um almoço de confraternização aberto ao público, que será animado pelo Grupo Etnográfico da Universidade Sénior de Almodôvar.
BEJA
A Praça da República será o “epicentro” das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Beja, com concertos da banda filarmónica da Capricho Bejense (21h30), dos UHF (22h00) e de Mundo Segundo & Sam The Kid (00h15) e a atuação do DJ Mikas (1h30) na noite desta quarta-feira, 24 de abril. Para o dia seguinte, a Câmara Municipal tem agendados mais dois concertos para o mesmo local, com Os Improvisados (21h00) e D.A.M.A. & Bandidos do Cante (22h30).
CASTRO VERDE
As comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Castro Verde decorrem no âmbito do festival “Primavera de Abril”, tendo como grande destaque um concerto de Camané, a partir das 21h30 desta quarta-feira, 24 de abril, no cineteatro municipal. Entre clássicos, inéditos e fados tradicionais, Camané vai dar a conhecer alguns temas do seu último álbum, tendo a participação dos grupos corais Os Ganhões de Castro Verde e As Ceifeiras de Entradas. Após o concerto, realiza-se uma arruada com a banda filarmónica até ao Largo da Feira, onde haverá um espetáculo de fogo de artifício.
No dia 25 haverá atividades em todo o concelho, sendo que vila de Castro Verde terá lugar uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal (10h00) e um concerto da Banda Filarmónica da Sociedade 1º de Janeiro, no anfiteatro municipal (16h30).
MÉRTOLA
O espetáculo “Zeca Sempre”, agendado para as 21h30 desta quarta-feira, 24, no cineteatro Marques Duque, é o grande destaque das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Mértola. O programa organizado pela Câmara Municipal inclui ainda, também nesta quarta-feira, uma sessão de curtas-metragens sobre a data nas escolas do concelho, enquanto o Largo Vasco da Gama vai receber, das 10h00 às 16h00, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas, com sessões de arte de rua, manifestação, leituras e cante. Para o dia seguinte, pelas 9h00, está prevista a Corrida 25 de Abril, na Avenida Aureliano Mira Fernandes.
ODEMIRA
Concertos de Xutos & Pontapés e Capitão Fausto, cante alentejano, exposições, debates, teatro e cinema são alguns dos destaques das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril organizadas pela Câmara de Odemira.
São quatro os palcos distribuídos por diferentes espaços da vila de Odemira, pelo quais vão passar, na noite desta quarta-feira, 24 de abril, Marco Rodrigues, Richie Campbell e DJ Vibe. Na noite seguinte, será a vez de atuarem Capitão Fausto, Xutos & Pontapés e Oito//Oito DJ, enquanto, na sexta-feira, 26, sobem ao palco os Wet Bed Gang, banda escolhida para o cartaz pelo público. Para sábado, 27, está previsto um concerto da Banda Filarmónica de Odemira, que terá como convidados Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Mariana Martins e Sónia Barradas.
OURIQUE
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Ourique estão a decorrer desde fevereiro, numa parceria da Câmara Municipal com o Agrupamento de Escolas de Ourique que inclui no programa exposições, concertos, espetáculos de teatro, cinema e sessões de contos.
Na noite desta quarta-feira, 24 de abril, o Pavilhão Multiusos de Ourique recebe, pelas 21h00, a noite cultural “Da Cultura e da Identidade nasce a Liberdade”, com artistas do concelho. Antes, pelas 18h00, a Junta de Freguesia de Ourique promove um homenagem aos antigos presidentes desta autarquia.
No dia 25 de abril será apresentado, pelas 15h00, no Cineteatro Sousa Telles, o livro 50 Anos de Poder Local no Concelho de Ourique.