07h00 - sexta, 14/02/2020

Projecto inovador na área
da Obstetrícia na ULSBA

Projecto inovador na área da Obstetrícia na ULSBA

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e o INEM, através das respectivas direcções de Enfermagem, desenvolveram um projecto pioneiro que visa o desenvolvimento de competências para os enfermeiros do INEM e dos serviços de urgência e emergência extra-hospitalar na área dos cuidados às grávidas e recém-nascidos.
O projecto, tutelado pelo Serviço de Obstetrícia da ULSBA, foi apresentado esta semana no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, em sessões qe contaram com a presença dos enfermeiros do Serviço de Obstetrícia e dos enfermeiros que prestam serviço na VMER de Beja e nas ambulâncias SIV de Moura e Castro Verde.
De acordo com a administração da ULSBA, este projecto formativo "permite a actualização e desenvolvimento de competências dos enfermeiros da ULSBA e do INEM na área da Saúde Materno-Infantil, garantindo assim a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados em ambiente extra-hospitalar".
A ULSBA lembra que a sua área de influência "apresenta uma grande dispersão geográfica", o que levanta "grandes dificuldades de acesso aos cuidados de saúde, em especial às grávidas, existindo alguma casuística de partos extra-hospitalares, que são garantidos pelas equipas de emergência médica do INEM e pelas equipas médicas dos Serviços de Urgência Básica (SUB)".
Nesse sentido, adianta a adminisração da Unidade Local, estão igualmente "a ser desenvolvidas várias acções de formação teórico-prática e os respectivos ensinos clínicos em ambiente intra-hospitalar, nomeadamente em bloco de partos, tutelados pela equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia da ULSBA".
"Foram dados os primeiros passos para a celebração de um protocolo de colaboração entre a ULSBA e o INEM, para a promoção da interacção entre os profissionais dos serviços de Emergência Pré-Hospitalar e de Emergência Hospitalar, que terá reflexos positivos na actividade e desempenho profissionais e melhoria na assistência prestada à população que vier a necessitar", conclui o conselho de administração da ULSBA.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial