07h00 - sexta, 12/04/2019

Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo

Turcos procuram minério junto a Neves-Corvo

Os turcos da ESAN Eczacibasi contam avançar em breve com os trabalhos de prospecção mineira numa área denominada "Rosário", que fica no alinhamento da área de Neves-Corvo, em plena Faixa Piritosa Ibérica. O investimento está avaliado em cerca de 2,5 milhões de euros e é aguardado com alguma expectativa por parte dos responsáveis da empresa da Turquia.
"É uma área muito propícia [à descoberta de novos depósitos de minerais], já que fica no alinhamento de Neves-Corvo. Estamos ansiosos", assume ao "CA" o geólogo Nelson Martins, responsável pela operação da ESAN Eczacibasi em Portugal.
De acordo com este técnico, a empresa aguarda apenas a confirmação, por parte da Secretaria de Estado de Energia, para poder avançar com os trabalhos de prospecção em parceria com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, que pertence ao Estado, numa área com 202 km2.
"É a continuação da faixa de Neves-Corvo, há umas ocorrências à superfície de outras sondagens e estamos a avançar, no sentido de tentar localizar mais alguma coisa com interesse económico. Existem vestígios, mas a profundidades muito grandes. E isso é uma coisa que tem sempre de ser avaliada antes de se decidir qualquer investimento", observa Nelson Martins, frisando que este será sempre "um processo lento".
"Nesta fase há sempre muito investimento, mas uma mina só avança se se encontrarem depósitos e depois de devidamente estudados", afiança o geólogo, acrescentando que a criação de uma nova mina depende sempre muito da cotação dos metais. "Pode haver um depósito que agora não é rentável, apesar de ter algum volume, mas daqui a cinco ou 10 anos já pode vir a ser", justifica.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 22/07/2019
Presidente do Mineiro:
"É difícil terem
mais garra que nós"
Com a equipa de regresso ao Campeonato Nacional de Seniores em 2019-2020, o presidente do Mineiro Aljustrelense confia numa temporada positiva e tranquila para a formação tricolor.
07h00 - quinta, 18/07/2019
Mineiro Aljustrelense
regressa com ambição
O Mineiro Aljustrelense já regressou ao trabalho tendo em vista a sua participação na Série D do Campeonato Nacional de Séniores em 2019-2020, em que o grande objectivo será alcançar a permanência com rapidez.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Diogo Gonçalves
no FC Famalicão
O avançado Diogo Gonçalves, de 22 anos e natural de Almodôvar, vai jogar em 2019-2020 no Famalicão, da Liga NOS, por empréstimo do Benfica, clube onde fez quase toda a sua formação e que já representou como sénior.
07h00 - terça, 16/07/2019
Pedro Caixinha faz
história no México
A formação do Cruz Azul, orientada por Pedro Caixinha, conquistou a Supertaça do México, permitindo ao técnico bejense entrar na história do futebol mexicano: é o primeiro treinador a ganhar as quatro competições do país.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Jovem de Ourique
assina contrato
com o Benfica
O jovem avançado João Rego, de 14 anos e natural de Ourique, assinou no início deste mês de Julho um contrato de formação com o Benfica, clube que já representa desde a última época.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial