O Governo pretende aplicar no Baixo Alentejo o programa “Mais Médicos”, que visa atrair jovens médicos para territórios de baixa densidade, revelou esta segunda-feira, 13, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, aos autarcas da região.
O governante marcou presença na reunião do conselho intermunicipal da CIMBAL, que decorreu em Aljustrel, juntamente com o presidente da administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), José Carlos Queimado.
Segundo adianta a CIMBAL, durante o encontro Ricardo Mestre revelou a intenção de ser aplicado na região o “Mais Médicos”, um programa “de formação partilhada para atrair jovens médicos para territórios de baixa densidade”.
O governante disse estar igualmente previsto “aumento do orçamento da ULSBA para o ano de 2024, em cerca de 21%, ascendendo a uma verba de 137 milhões de euros”.
Durante a reunião foi também “dado conhecimento de algumas das iniciativas resultantes da visita realizada em julho, por parte do ministro da Saúde e dos seus secretários de Estado, aos concelhos do Baixo Alentejo, nomeadamente intervenções nos centros de saúde de Castro Verde e Moura e na Extensão de Saúde de Vila Nova de São Bento, no âmbito do PRR”.
Após o encontro com Ricardo Mestre, os autarcas aprovaram “por unanimidade” as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal 2024/2028 da CIMBAL.
No comunicado, a CIMBAL explica que o seu orçamento para 2024 “reflete a transição de quadro comunitário, assim como a continuidade de alguns projetos transnacionais em curso”.
O documento prevê ainda o “início de projetos intermunicipais no âmbito do Portugal e Alentejo 2030” e “as verbas para o apoio ao funcionamento da Autoridade de Transportes, nomeadamente no apoio à redução tarifária”.