Criador de cães de Entradas premiado

Mário Pinto

O criador de cães de parar Mário Pinto, natural de Entradas (Castro Verde), esteve em grande plano na 27ª Exposição Canina Monográfica do Epagneul Breton CAC-QC, realizada a 13 de abril na Casa Cadaval, em Muge (Santarém), com dois dos seus cães a serem premiados.

Na competição organizada pelo Clube Português do Epagneul Breton e pelo Clube Português de Canicultura, o cão Tobias XIII, que faz dois anos no próximo mês de maio, foi primeiro classificado, com a nota “Excelente”.

Este cão, da raça francesa Epagneul Breton, foi também considerado o “Melhor Macho Intermédio” e o “Melhor Exemplar da Exposição”, além de ter recebido o Prémio da Raça “Best of Breed”.

Já o Único, o outro cão que Mário Pinto também levou à competição, foi quarto classificado, com a nota “Muito Bom”.

“Estes prémios têm um sabor especial, pois são fruto do meu trabalho e uma recompensa por tudo isto”, conta ao “CA” o criador entradense, que desde 2010 que faz criação de cães de parar “mais a sério”.

Mário Pinto teve dois cães premiados na 27ª Exposição Canina Monográfica do Epagneul Breton CAC-QC, realizada a 13 de abril na Casa Cadaval, em Muge (Santarém).

Segundo Mário Pinto, trata-se de “uma paixão” que exige muito trabalho e dedicação, “seja do tratar ao dar de comer e ao limpar” os 12 cães que possui atualmente. “E é preciso muito trabalho de ringue para podermos ir às exposições”, acrescenta.

As distinções alcançadas na Exposição Canina Monográfica do Epagneul Breton CAC-QC deste ano surgem depois de Mário Pinto já ter sido garantido, em 2023, em Vila do Bispo, um segundo lugar na mesma competição.

O criador entradense venceu também o concurso realizado na feira Patrimónios do Sul, no passado mês de outubro em Beja, além de ter marcado presença na Feira Nacional de Agricultura, que realiza anualmente em Santarém.

Os prémios são um estímulo para Mário Pinto, que pretende continuar a melhorar e deixar a sua “marca” na criação de cães de parar. Por isso mesmo, revela, acaba de registar no Livro de Origem o afixo “D’Entradas”, que fará parte do nome de todos os seus cães de ora em diante.

Opinião

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima