11h17 - terça, 14/07/2020

Castro Verde: Incêndio atingiu "coração" da Reserva da Biosfera

Castro Verde: Incêndio atingiu "coração" da Reserva da Biosfera

O incêndio de "grandes dimensões" que lavrou entre a tarde desta segunda-feira, 13, e a madrugada de terça-feira, 14, no concelho de Castro Verde atingiu o "coração" da Reserva da Biosfera, lamenta em comunicado a Câmara Municipal local.
No comunicado assinado pelo presidente António José Brito, a autarquia refere que as chamas atingiram "uma área superior a 2.100 hectares, inteiramente no concelho de Castro Verde, no 'coração' da Reserva da Biosfera".
"Estamos perante uma situação muito grave, que acarreta consequências bastante negativas no habitat privilegiado da avifauna e nas explorações cerealíferas do nosso concelho, com enormes prejuízos em várias explorações agrícolas que ficaram gravemente atingidas", frisa o comunicado.
Nesse sentido, a Câmara Municipal revela que "irá acompanhar, com a maior proximidade, a evolução de todo quadro de consequências, em conjunto com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Protecção da Natureza, de modo a criar as melhores soluções para minimizar os graves prejuízos agora sofridos".
A autarquia castrense lamenta ainda "os ferimentos sofridos por dois bombeiros da corporação de Cuba, que ficaram gravemente atingidos, tendo sido transportados de helicóptero, um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, ambos em Lisboa".
"Os restantes três bombeiros, com ferimentos ligeiros, foram assistidos localmente e encontram-se bem. A todos, particularmente aos dois Voluntários de Cuba, desejamos rápidas melhoras", frisa o comunicado da Câmara de Castro Verde, que agradece ainda o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e todas as restantes corporações presentes, assim como à GNR, INEM, Cruz Vermelha, Protecção Civil de Castro Verde e "às demais entidades e dezenas de cidadãos que ajudaram a combater o incêndio".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.
07h00 - quinta, 06/08/2020
CDU Beja defende
criação de Museu da BD
Os vereadores da CDU na Câmara de Beja consideram "um erro" do actual executivo do PS o eventual abandono do projecto do Museu de Banda Desenhada, que estava previsto pela anterior gestão comunista na autarquia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
EMAS de Beja remodela abastecimento
de água ao parque de feiras da cidade
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem a decorrer, desde o mês de Julho, a uma empreitada de remodelação do abastecimento de água ao Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", na cidade.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial