homeEdição impressaAssinaturasPublicidadeContactosGaleria de fotos


Capa da edição 223








10/09/2010
32°
14°
P.chuva: 5%

11/09/2010
32°
16°
P.chuva: 5%

12/09/2010
33°
18°
P.chuva: 5%

13/09/2010
33°
17°
P.chuva: 5%

14/09/2010
32°
17°
P.chuva: 5%

15/09/2010
30°
15°
P.chuva: 5%

16/09/2010
30°
14°
P.chuva: 5%

17/09/2010
28°
15°
P.chuva: 5%
 

Não existem avisos

twitter

facebook

 

Edição Impressa

região sociedade política negócios desporto tempo livre opinião

Diminuir textoAumentar texto

LUÍS PITA AMEIXA, JOÃO SOARES, CONCEIÇÃO CASANOVA, MIGUEL FREITAS, JAMILA MADEIRA, DEPUTADOS DO PS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

Desenvolver o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

A discussão de um novo Plano de Ordenamento traz novos compromissos, com novos valores, novos objectivos, mais medidas, normas e regulamentos, sendo sempre um momento de tensão, de sucessivas aproximações, de conciliação e de reconciliação entre a Administração e as populações. É, certamente, um momento de construção social, de apelo à participação e à "audição". De muita proximidade, na procura de confiança entre as partes.
   Um Plano de Ordenamento de uma zona protegida não pode ser só um plano de conservação, é também um plano de desenvolvimento. Olha para os recursos, mas deve olhar também as actividades humanas. Olha o ambiente, mas deve olhar a economia e a sociedade nas suas múltiplas vertentes. Um novo Plano de Ordenamento deve estar associado a um plano de gestão coerente e consequente e um plano de investimentos. Com um novo nível de infraestruturas e equipamentos públicos, de qualificação do território e das actividades económicas. E que as populações valorizem.
   No caso do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano há três elementos que marcam esta discussão: (a) a evolução do documento, elemento positivo, que permite abrir o diálogo; (b) a preparação do POLIS, elemento estimulante, pela sua importância económica deveria ter recentrado o debate; (c) o modelo de financiamento da conservação da natureza, elemento estruturante, pela sua importância política.
   O PS defende que a revisão do Plano deve vir dar resposta a diversos problemas de passivo ambiental e social existentes na área do Parque, resposta que passa pela execução do Polis Litoral para a Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, abrangendo todos os Concelhos que partilham o Parque e que envolve um investimento de 40 milhões de euros até 2013.
   No âmbito da gestão, é para nós relevante que um actor como o ICNB seja um verdadeiro parceiro para o desenvolvimento sustentável das respectivas comunidades locais, para a melhoria da sua qualidade de vida e para a prossecução de actividades económicas sustentáveis geradoras de valor, em particular a actividade agrícola, florestal, artesanal e de turismo da natureza, promovendo parcerias com as autarquias locais, as outras entidades públicas, o sector privado, e as organizações representativas da sociedade civil, tais como as associações de agricultores e de regantes, as organizações não governamentais de ambiente ou as agências de desenvolvimento regional, na prossecução das suas atribuições.
   Além disso, consideramos essencial uma política de discriminação positiva e apoio às populações residentes nas áreas protegidas e às actividades económicas, reconhecendo o princípio geral da isenção de pagamento de taxas para as populações residentes, em especial as mais desfavorecidas, aprofundando a linha orientadora da Portaria nº 138-A/2010, de 4 de Março. Para o efeito devem ser consultadas as entidades representativas das populações e as respectivas autarquias locais.
   Finalmente, acreditamos na necessidade de reforçar a discriminação positiva das autarquias locais abrangidas por áreas protegidas, designadamente nos sistemas de incentivos.
   Os Deputados subscritores, eleitos pelo PS, em representação do Algarve e do Baixo Alentejo, têm vindo a acompanhar em total proximidade com as populações e entidades representativas, nomeadamente com as respectivas autarquias locais, todo o processo de planeamento e gestão para o Parque Natural, e a desenvolver uma muito activa intervenção junto do ICNB e do Governo, no sentido de se conseguir encontrar as melhores soluções de salvaguarda dos valores naturais e de desenvolvimento económico e social compatíveis no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
   
   *Este artigo é publicado também nos jornais regionais "Barlavento" e "Costa a Costa".

711 visualizações





Não há comentários para este artigo

Comentar
Nome:
*Email:
Comentário:
(max 1000 caracteres)

* O endereço de email não será publicado


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player




Blog Praça da República

[3 Comentários]

[3 Comentários]


[3 Comentários]

OUTROS ARTIGOS DE OPINIÃO
pag. 1 de 33 (658 registos)
primeira - anterior - seguinte - última

Alberto Matos
"Oi, Vivo" – A crise não é para todos…
ed.223 (03SET2010)
Maria Fernanda Romba
À nossa!
ed.223 (03SET2010)
José Nicolau Gonçalves
Desespero estival
ed.223 (03SET2010)
Francisco Orelha
Portugal: Um país inclinado
ed.222 (13AGO2010)
António Revez
Não às touradas!
ed.222 (13AGO2010)
Miguel Rêgo
Bom Agosto...
ed.222 (13AGO2010)
Rodeia Machado
Sempre atentos
ed.221 (06AGO2010)
Paulo Arsénio
Apontamentos
ed.221 (06AGO2010)
José Carlos Albino
Viva o Mundo
ed.221 (06AGO2010)
Vito Carioca
I&DT no IPBeja
ed.220 (30JUL2010)
Hugo Lança Silva
Portugas
ed.220 (30JUL2010)
José Nicolau Gonçalves
A aventura do PSD
ed.220 (30JUL2010)
Luís Pita Ameixa, João Soares, Conceição Casanova, Miguel Freitas, Jamila Madeira, deputados do PS na Assembleia da República
Desenvolver o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
ed.219 (23JUL2010)
Paulo Geraldo
Um canalha no espelho
ed.219 (23JUL2010)
Vitor Encarnação
A ternura dos quarenta
ed.219 (23JUL2010)
Alberto Matos
Vivo, o capital não tem pátria
ed.218 (16JUL2010)
António Sebastião
Todos juntos
ed.218 (16JUL2010)
Miguel Rêgo
Tradições do poder
ed.218 (16JUL2010)
Carlos Monteverde
As vuvuzelas da política
ed.217 (09JUL2010)
Rodeia Machado
Beja Wine e bombeiros
ed.217 (09JUL2010)

pag. 1 de 33 (658 registos)
primeira - anterior - seguinte - última


Cálvário presidencial
Pela frente, Manuel Alegre terá uma grossa fileira de camaradas socialistas que não o apreciam, não o ajudarão, nem sequer vão votar nele.



João Machado
João Machado




  região
sociedade
política
negócios
desporto
tempo livre
opinião
  registo
login
recuperação de password
Correio alentejo mobile
facebook
twitter
RSS FEED
  tabela de publicidade
pedido de informações

  galeria de fotos "cooliris"
instalar cooliris
  geral@correioalentejo.com
publicidade@correioalentejo.com
Tel.: 284 329 400
Fax: 284 329 402
Rua Dr. Diogo Castro e Brito
n.º 6 - 7800-498 Beja


webdesign