Incêndio em Odemira causou prejuízo de sete milhões em habitações

Incêndio - Odemira 2023

O incêndio no concelho de Odemira, em agosto, causou danos de sete milhões de euros em habitações, adianta o presidente da Câmara Municipal, confirmando que o prejuízo total será “entre os nove e os 11 milhões de euros”.

“Estamos a falar de 2,7 milhões de prejuízos na área do turismo, mas também à volta de sete milhões de prejuízos nas habitações, o que é, de facto, esmagador”, disse ao “CA” o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro.

Segundo o autarca, “o processo de levantamento dos valores em causa está basicamente terminado”. “Chegámos, mais ou menos, a um valor entre os nove e os 11 milhões de euros de prejuízos globais”, avançou.

Grande parte deste montante, “à volta de sete milhões”, diz respeito a prejuízos nas habitações, “que sofreram danos, algumas totais, mas muitas parciais”.

A tudo isto há ainda que “juntar as contas feitas pela agricultura, que ainda não temos”, continuou o presidente do município do Litoral Alentejano.

Os valores finais dos prejuízos serão apresentados pela Câmara de Odemira nesta terça-feira, 12, à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que vai estar no concelho.

O presidente da autarquia espera que a governante confirme na ocasião a disponibilidade do governo para avançar com apoios financeiros aos lesados.

“Espero [apoios financeiros] e penso que este Governo tem tido nesta situação uma postura de bom senso e de trabalho com transparência e verdade connosco”, disse.

Opinião

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima