Uma seleção de filmes premiados nos principais festivais nacionais vai ser exibida no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, nos próximos dois fins de semana, dias 3, 4, 10 e 11 de maio, no âmbito da terceira edição da AMPLA – Mostra de Cinema.
Promovido pelas associações culturais Ronha, Horta Seca e DuplaCena, o evento é dirigido por António Câmara Manuel e Rita Gonzalez e conta este ano com uma extensão em Odemira, por onde passarão filmes premiados em festivais como o Curtas Vila do Conde, IndieLisboa, MOTELX, MONSTRA, entre outros.
A sessão de abertura da AMPLA – Mostra de Cinema em Odemira estyá agendada para esta sexta-feira, 3, pelas 21h30, com a exibição do filme-documentário “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos.
No sábado, 4, às 15h00, passa o filme “Wolfwalkers”, de Tomm Moore e Ross Stewart, enquanto a partir das 21h30 são apresentados “Censor of Dreams”, de Léo Berne e Raphäel Rodriguez, e “Deadstream”, de Joseph Winter e Vanessa Winter.
Para a noite de 10 de maio (sexta-feira), está prevista uma sessão de curtas-metragens a partir das 21h30, com a exibição de “Nest” (de Hlynur Pálmason), “Ice Merchants” (de João Gonzalez e que foi nomeado para os Óscars em 2023), “Escasso” (de Clara Anastácio e Gabriela Gaia Meirelles), “Bestia” (de Hugo Covarrubias), “Urban Solutions” (de Arne Hector, Luciana Mazeto, Minze Tummescheit e Vinícius Lopes), e “Sticker” (de Georgi M. Unkovski).
Finalmente, no dia 11 de maio (sábado), realiza-se uma sessão para famílias a partir das 15h00, com os filmes “My Name is Fear” (de Eliza Plocieniak-Alvarez), “The Secret of Mr. Nostoc” (de Patrice Seiler e Maxime Marion), “Big Box” (de Nuria Torreño), “Luce and the Rock” (de Britt Raes), e “2020: Odisseia no 3º Esquerdo” (de Ricardo Leite).
A passagem da AMPLA por Odemira termina na noite de 11 de maio, com a exibição, a partir das 21h30, dos documentários “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, e “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca.
Segundo a organização, e para ser “o mais inclusiva possível”, todos os filmes desta mostra são exibidos com legendas descritivas, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição.