O distrito de Beja contar, neste ano de 2024, com um total de 14 áreas balneares com Bandeira Azul, símbolo “de qualidade e excelência” que é atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Trata-se do mesmo número que em 2023, mas com duas alterações, sendo novidade entre as áreas balneares distinguidas com Bandeira Azul na região a nova Praia do Lago, no concelho de Moura.
A esta juntam-se mais três praias fluviais com este galardão: Praia dos Cinco Réis (Beja), Praia da Albufeira da Tapada Grande (Mértola) e Praia da Albufeira de Santa Clara (Odemira).
O concelho de Odemira é, aliás, o que regista o maior número de áreas balneares distinguidas, num total de 11.
Neste município, a Bandeira Azul vai estar hasteada ainda nas praias costeiras de Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas-Rio e Furnas-Mar (todas na freguesia de Vila Nova de Milfontes), Almograve Norte e Almograve Sul (Longueira/Almograve), Alteirinhos e Carvalhal (São Teotónio).
Sem Bandeira Azul em 2024 fica a praia da Zambujeira do Mar, uma das mais procuradas no concelho de Odemira pelos veraneantes nacionais e pelos turistas estrangeiros.
De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul, José Archer, tal deve-se o impacto do festival de verão que decorre na localidade na qualidade da água desta área balnear.