Entrada na Universidade

Quinta-feira, 10 Setembro, 2015

Vítor Encarnação

Mais de quarenta mil estudantes foram colocados este ano nas várias instituições de ensino superior do país. Significará para todos eles o início de um novo ciclo que irá, espera-se, desembocar numa profissão e no exercício de cidadanias activas, informadas e produtivas.
Se para os alunos a colocação nas universidades e institutos é o culminar de todo um processo de aprendizagens básicas e secundárias, para os professores que os acompanharam desde o primeiro até ao último dia, essa entrada tem um significado que vai muito para além dos aspectos avaliativos que permitiram essa colocação.
Há em cada um destes alunos uma marca dos seus professores, uma espécie de tatuagem indelével, fruto de uma relação diária de convivência, partilha e de confiança. Cada um dos alunos é o resultado do que foi sendo, do que foi aprendendo e vivenciando. Se nenhum homem é uma ilha, muito menos o será um jovem necessitado de quem lhe ensine rumos, formas e conteúdos. A relação entre o aprendiz e o seu mestre vai, necessariamente, muito para lá da organização institucional do ensino. Às vezes é-se pai, mãe, amigo, confidente. E os jovens, por norma seres justos e honestos, não esquecem nunca aquela voz que no meio das disciplinas, dos testes, das avaliações, os serenou, os despertou, os desafiou, os criticou, os elogiou, os formou, os definiu.
Entrar na universidade não é levar consigo somente o resultado das pautas de avaliação e das médias. Quando entram na universidade os alunos sabem que levam consigo e em si um número de homens e de mulheres que os moldaram e contribuíram para que eles sejam o que são hoje. Às vezes houve falhas e cometeram-se erros? Sem dúvida que sim. Mas de uma maneira geral, os jovens chegam a este patamar das suas vidas porque houve um longo e difícil caminho trilhado em conjunto. Frente a frente. Olhos nos olhos.
Permitam-me que o diga: sinto que todos os anos também eu entro para a universidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima