Prisão feminina de Odemira deverá ser encerrada

Prisão feminina de Odemira deverá ser encerrada

O Governo pretende avançar com o encerramento do Estabelecimento Prisional Feminino de Odemira, segundo o relatório sobre o sistema prisional e tutelar divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça. O documento prevê, entre outras, o encerramento faseado de oito prisões em todo o país, incluindo a de Odemira, devido à sua “vetustez, situação patrimonial e redundância geográfica”.
O relatório considera que o Estabelecimento Prisional de Odemira não tem “viabilidade de ampliação”, ainda que apresente um estado de conservação “aceitável”. Contudo, em matéria de instalações eléctricas e de infra-estruturas, o edifício apresenta condições consideradas “deficientes”.
Além do mais, aquando da elaboração do relatório, a 10 de Maio de 2017, a cadeia de Odemira contava com 52 reclusas (uma taxa de ocupação de 92,85% face à lotação oficial, que são 56 mulheres), das quais apenas sete eram do distrito de Beja e 30 eram provenientes do Algarve.
Além do mais, continua o relatório, “Odemira tem juízo de competência genérica, mas é na Comarca/ Distrito de Faro que se situam os juízos centrais criminais e de instrução criminal e é no distrito de Faro – nos municípios de Faro e Portimão – que se encontram as unidades da Polícia Judiciária, obrigando a longos e dispendiosos movimentos de transporte”.
Por tudo isto, “deve ser encontrada no Algarve a solução alternativa a Odemira”, conclui o relatório do Ministério da Justiça.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Filmes premiados para ver em Odemira

Uma seleção de filmes premiados nos principais festivais nacionais vai ser exibida no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, nos próximos dois fins de semana, dias

Role para cima