Ex-padre em Castro nomeado bispo das FA

Ex-padre em Castro

Rui Valério, que foi o padre responsável pela Paróquia de Castro Verde entre 2001 e 2007, foi nomeado neste sábado, 27, pelo Papa Francisco para as funções de bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal.
O pároco, de 53 anos, sucede no cargo a D. Manuel Linda, actual bispo do Porto, sendo que a sua ordenação episcopal vai ter lugar a 25 de Novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Dom Rui Manuel Sousa Valério, o agora novo responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal, é natural da Urgueira, no concelho de Ourém, e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares, neste caso da Marinha Portuguesa. Como sacerdote esteve na paróquia do concelho de Castro Verde, primeiro como coadjutor (de 1993 a 1995) e depois como pároco (de 2001 a 2007).
Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, o novo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança já tinha sido um dos 1.071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionário da misericórdia” às comunidades de todo o mundo.
Numa nota publicada este sábado, a Conferência Episcopal Portuguesa “congratula-se com a nomeação de D. Rui Valério para servir o Povo de Deus no contexto das Forças Armadas e de Segurança e com a sua qualificada presença no seio do Episcopado português”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima