EMAS de Beja participa no evento “H2oFF”

Nesta segunda-feira, 22, pelas 22h00, os portugueses são desafiados a “fechar a torneira” por uma hora. Este apelo é o mote da campanha de sensibilização ambiental “H2oFF”, que assinala o Dia Mundial da Água e é promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da sua Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental.

A iniciativa conta com a participação da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja e visa, essencialmente, “impulsionar a mudança de comportamentos, apelando a uma consciência clara sobre o uso eficiente da água”.

“Este é um desafio global, que importa não só compreender, mas sobretudo atuar com o objetivo de mitigar os seus efeitos. Educar, sensibilizar, promover o uso eficiente da água e o seu real valor, torna-se crucial no presente com o intuito de garantir um futuro mais sustentável”, sublinha ao “CA” Miguel Barriga, coordenador do Gabinete de Comunicação Integrada e Sensibilização Ambiental da EMAS de Beja.

Para este responsável, com a campanha de sensibilização “H2Off” pretende-se apelar“a um gesto individual, praticado por todos nós, no sentido de despertar consciências para a necessidade de mudarmos comportamentos e sermos mais responsáveis na utilização de um recurso que é escasso e vital para a vida, a água”.

Na opinião de Miguel Barriga, este “é o momento certo para promover um movimento alargado de informação e reflexão sobre o ‘valor da água’ e a sua importância a todos os níveis, através de uma ação mediática de sensibilização a nível nacional, que reúne o setor e demais partes interessadas”.

“Paralelamente, e não menos importante no contexto pandémico que atravessamos, esta é também uma forma de associar às celebrações do Dia Mundial da Água uma homenagem a todos os profissionais do setor da água, que têm estado nas linhas da frente quase ‘despercebidos’ a garantir que os serviços públicos essenciais de água e o seu tratamento fossem sempre prestados com a mesma garantia de qualidade”, conclui.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima