Se está stressado, o seu cão também estará

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

André Cláudio

veterinário

Todos concordamos num ponto: temos vidas com muito stress. O ritmo das nossas vidas pode ser muito cansativo e com muitas preocupações. Por isso, será de estranhar que os nossos animais também estejam stressados?
Na verdade, os nossos animais são sensíveis ao nosso estado de espírito e reagem ao caos nas nossas vidas: quando estamos tensos, eles também ficam tensos. E quando as suas vidas estão caóticas, ficam agitados.
Existem também muitas outras coisas que podem deixar o seu animal à beira de um ataque de nervos: um ambiente estranho, estar sozinho em casa durante longos períodos de tempo, barulhos altos ou trovões, viagens longas de carro, pessoas desconhecidas em casa…todas estes factores afectam a sensação de bem estar do seu animal.
Essa ansiedade pode manifestar-se no seu animal de diversas formas – um problema físico ou comportamental, problemas digestivos, perda de apetite, hipertensão e até depressão.
Quando estamos a tentar relaxar, a música clássica ou calma, como o som do oceano ou da floresta tropical costuma ajudar. A música pode ser muito boa para a alma e isso não se aplica só aos humanos – também é verdade para os (outros) animais. Estudos feitos em cães domésticos demonstraram que a música definitivamente ajuda-os a relaxar. Foram também identificados certos sons, músicas e instrumentos musicais que parecem funcionar melhor.
Por exemplo, os cães e os gatos preferem música clássica. Os gatos relaxam verdadeiramente quando ouvem música clássica. Os cães ladram muito menos – especialmente com Bach.
Para ser uma ferramenta realmente útil no relaxamento dos animais, a música deve ser consistentemente calma, sem mudanças abruptas no tempo, volume ou ritmo, o que não é o caso das rádios.
Agora que já tem umas dicas para acalmar o seu animal, experimente um CD apropriado de música calma e relaxe junto com ele. Têm ambos muito a ganhar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima