<b>Conselhos gerais</b>
O tempo quente pode fazer-nos a todos sentir desconfortáveis e o seu cão não é excepção. Aqui ficam alguns conselhos para proprietários responsáveis:
– Nunca deixe o seu cão sozinho sob o sol directo ou no interior de um automóvel. O golpe de calor é um problema comum e pode levar a lesões cerebrais, renais ou morte. Os sinais de golpe de calor são prostração, arfar, salivar em excesso, pulso rápido e febre. Coloque o seu animal em água fria e procure imediatamente assistência veterinária. Lembre-se que num carro ao sol, quando no exterior estão somente 25º, a temperatura interior pode atingir rapidamente os 50º. Deixar os vidros meio abertos não é suficiente e pode ter consequências gravíssimas.
– Garanta ao seu cão acesso a água fresca em todas as ocasiões.
– Certifique-se que o seu animal está correctamente identificado (pode ser uma coleira, mas é preferível um microchip).
– Quando estiver fora de casa mantenha sempre o seu cão com uma trela, para evitar acidentes.
– Tente evitar exercício vigoroso em dias muito quentes ou em alturas em que o sol está muito forte.
<b>Dicas para a praia</b>
Levar o seu cão para a praia pode ser a garantia de um dia bem passado, mas são necessários muitos cuidados:
– Mais uma vez, forneça-lhe sempre água fresca e sombra.
– Os cães podem contrair queimaduras solares, especialmente aqueles que têm pêlo curto e branco, e pele cor-de-rosa. Controle a exposição solar destes cães e coloque-lhe protector solar nas orelhas e focinho 30 minutos antes de sair de casa.
– Se o seu cão está fora de forma não puxe muito por ele. Correr na areia é muito cansativo e pode originar lesões nas articulações e tendões.
– A água fresca da praia pode ser demasiado tentadora para o seu cão. Não o deixe beber muita pois pode fazer-lhe mal.
– Uma vez que o sal e outros minerais presentes na água do mar podem danificar a pele e pêlo do seu amigo, não se esqueça de lavá-lo bem com água doce no fim do dia de praia.
– Muito importante: no Verão muitas praias não permitem cães, informe-se sobre onde pode levá-lo. Evite conflitos e punições desnecessárias.
A maioria dos cães sabe nadar e adora fazê-lo, mas cuidado com as primeiras vezes que ele o fizer:
– Nunca atire o seu cão para a água.
– Comece em águas pouco profundas e esteja sempre perto dele para o encorajar.
– Esteja atento à correntes. Lembre-se que a maioria dos cães não nada habitualmente e usará músculos pouco exercitados, pelo que pode cansar-se rapidamente.
–Nunca o deixe só. Deve estar sempre em posição de o auxiliar em poucos segundos.
Boas Férias!