CLA – o ácido natural que elimina a gordura

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Telma Valente

nutricionista

Um ácido natural presente na carne e no leite de alguns animais revelou-se eficaz na redução da gordura e no combate à obesidade humana, concluiu um estudo científico norueguês que durante um ano acompanhou 180 indivíduos. Os cientistas concluíram que esta substância natural, o CLA – ácido linoleico conjugado, actua directamente nas células gordas facilitando o processo natural da sua eliminação e o controlo da obesidade. Paralelamente ao exercício físico recomendado, à dieta de alguns participantes neste estudo foi acrescentado um suplemento alimentar com CLA – ácido linoleico conjugado.
Os cientistas verificaram a capacidade desta substância de reduzir a fixação da gordura pelas células gordas de ajudar a transformá-la em massa muscular. Os resultados deste estudo agora realizado foram publicados na edição e Junho do American Journal of Clinical Nutrition.
No artigo científico os investigadores noruegueses descrevem as várias fases do estudo: Metades dos indivíduos que participaram no estudo tomaram diariamente 3,4 gramas de CLA e os restantes uma cápsula igual, mas de um placebo inactivo. No final do estudo os cientistas concluíram que os indivíduos que tomaram CLA perderam mais 10 por cento de gordura que os tratados com placebo. E concluíam ainda que os indivíduos que tomaram CLA aumentaram a massa muscular em dois por cento, sugerindo que o CLA ajuda o organismo humano a eliminar gordura e a aumentar a massa muscular.

<b>Cientistas encontram evidências. </b>No trabalho científico publicado no American Journal of Clinical Nutrition os investigadores dão a conhecer o método do seu estudo e a forma como chegaram à evidência do contributo do CLA na redução e da gordura. Participaram voluntariamente neste estudo 180 indivíduos com excesso de peso e o estudo decorreu em ambiente aberto. Metade tomou CLA na dose referida de 3,4 gramas e metade tomou um placebo inativo. Os resultados confirmaram a expectativa dos cientistas de que o CLA – ácido linoleico conjugado actua mesmo nos mecanismos de controle e redução da massa gorda nos humanos.
Esta investigação foi realizada em dois dos principais centros médicos da Noruega e os seus resultados, comparados com anteriores estudos, evidenciam que o CLA reduz a gordura e pode ser uma arma eficaz no controle da obesidade. “Este foi o estudo mais detalhado da utilização de CLA em humanos”, referem os investigadores no artigo científico publicado no American Journal of Clinical Nutrition, acrescentando que os resultados são independentes da actividade física dos indivíduos que participaram no estudo. Segundo Ola Gudmundsen, um dos investigadores, a perda de gordura e o aumento de massa muscular verificado, “relaciona-se directamente com o CLA”.

<b>Queima a gordura. </b>O CLA é um ácido natural conhecido pelo seu efeito de aumentar a utilização de gordura pelo organismo e, desta forma, promover o emagrecimento e o aumento da massa muscular. O CLA impede a fixação das células gordas e facilita que através da corrente sanguínea ela chegue aos músculos onde é queimada e utilizada como energia.
Embora haja muitas teorias sobre os mecanismos que interferem na redução eliminação das células gordas, “nós sabemos que o CLA influencia os receptores e as enzimas envolvidas no processo de fixação da gordura”, refere o investigador Olá Gudmundsern. Refira-se que ao longo dos 12 meses em que se realizou o estudo não foi registado qualquer efeito secundário adverso.

<i><b>Fonte: </b>Jornal Americano de Nutrição Clínica, 79:1118</i>

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima