O desafio de reaprender a comer!

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Rodrigo Abreu

nutricionista

Não há alimentos “bons” ou “maus”, mas sim alimentos para comer em maiores quantidades ou mais vezes e outros para comer menos. Tente incluir o máximo de verduras na sua alimentação, sob a forma de saladas, legumes cozidos a vapor ou sopas de legumes. Coma três porções de fruta por dia, prefira lacticínios pouco gordos e alterne a carne e o peixe. Nos acompanhamentos, evite misturar arroz, massa e batata, assim como as leguminosas (feijão, grão, favas, ervilhas…). E não se esqueça de beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades.
Os métodos culinários podem influenciar significativamente as características duma refeição, por isso aprenda a cozinhar com menos gordura. Antes de cozinhar, elimine todas as peles e gorduras visíveis da carne e peixe. Use panelas anti-aderentes para preparar bifes ou ovos sem adicionar gordura e, quando refogar use pouco azeite. Para não deixar queimar, use lume brando e adicione um pouco de caldo caseiro. Pode aproveitar a água que sobra de cozer legumes ou frango, congelando-a em cuvetes. Quando refogar, junte um ou dois cubos do caldo congelado.
Coza a vapor! Existem aparelhos que permitem confeccionar uma refeição completa (pode cozinhar peixe, batatas e legumes em simultâneo e sem mistura de sabores) em 10-12minutos. Assim, além de rápido e prático, permite-lhe conservar as vitaminas e cores dos alimentos, oferecendo também uma textura agradável.
Organizar uma lista de compras não só facilita o planeamento de refeições mais saudáveis (evite as compras por impulso), como também lhe permitirá poupar dinheiro. Tendo em conta o que vai necessitar, compre embalagens maiores (saem mais baratas) e evite produtos pré-confeccionados. Prefira os alimentos tão simples quanto possível, pois além de mais baratos, permitem preparar refeições mais equilibradas. Comprar apenas frutas e legumes da época também lhe permite poupar dinheiro e variar as suas escolhas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima