A grande montra da região Alentejo

Quinta-feira, 14 Abril, 2016

Carlos Pinto

director do correio alentejo

Está (quase) tudo pronto para mais uma edição da Ovibeja! A grande feira do Sul começa já na próxima quinta-feira, 21 de Abril, e ao longo de cinco dias promete juntar na capital do distrito “todo o Alentejo deste mundo”, dando a conhecer aos milhares de visitantes que vão passar pelo seu recinto aquilo que de melhor se faz e o que de melhor temos nestas terras planas.
Ano após ano, a Ovibeja tem conseguido afirmar-se no panorama nacional como a “montra do Alentejo”. É certo que nem todos os bejenses gostam da feira (o que é incompreensível!) e que há aspectos na programação que precisam de ser revistos e até renovados, mas também é indiscutível que o certame é o grande momento do ano para a cidade e arredores. E acima de tudo, representa aquilo que o Baixo Alentejo há muito acalenta ser sem o conseguir: é moderno, dinâmico, atractivo, mobilizador, empreendedor e capaz de galgar fronteiras.
Mais que uma feira, a Ovibeja deve ser encarada pelos baixo-alentejanos como um exemplo a seguir. Por que aquilo que a região mais necessita é quebrar barreiras, acabar com os tabus e pensar em grande. Caso contrário, se ficarmos agarrados aos nossos “quintalinhos” sem ver além do muro, dificilmente conseguiremos ultrapassar o grande desafio que se deve colocar a todos: fazer com que esta terra com tanta coisa boa deixe de ter tão pouca gente para delas desfrutar e rentabilizar.

Elogio a Odemira
A Câmara de Odemira dinamizou nos últimos dias mais uma edição das Jornadas Escolares, no âmbito das quais vai permitir aos jovens a possibilidade de gerirem um orçamento para a concretização de projectos reais. E acaba de lançar o “BU Kiosk”, que leva o atendimento municipal para quatro freguesias do concelho. Dois bons exemplos do que deve ser uma autarquia “no terreno” e perto das populações. Porque falar em participação é muito fácil… Difícil é passar da teoria à acção!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima