Almodôvar recebe curso técnico superior profissional

O ensino superior chegou ao concelho de Almodôvar, com a dinamização, em 2023-2024, de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias para a Gestão da Segurança e Qualidade, numa parceria do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) com o Centro Qualifica e a Câmara Municipal.

“Este é um projeto de grande relevância, uma vez que conseguimos descentralizar o ensino superior e desta forma trazê-lo para Almodôvar”, afiança ao “CA” o coordenador do Centro Qualifica, António Espírito Santo.

Já a vereadora Ana Carmo, responsável pelo pelouro da Educação na Câmara Municipal, reconhece que haver ensino superior a funcionar em Almodôvar “é de facto um orgulho”.

“É o resultado do trabalho de alguns anos, na tentativa de podermos responder àquilo que eram as necessidades de formação de um público de Almodôvar e de concelhos vizinhos”, acrescenta a eleita.

“Este é um projeto de grande relevância, uma vez que conseguimos descentralizar o ensino superior e desta forma trazê-lo para Almodôvar”, afiança ao “CA” o coordenador do Centro Qualifica, António Espírito Santo.

O novo CTeSP em Tecnologias para a Gestão da Segurança e Qualidade é coordenado por Rui Isidoro e arrancou, a 9 de outubro, com um total de 19 alunos inscritos.

Para António Espírito Santo, trata-se de uma iniciativa que “não só atende às necessidades específicas de formação e qualificação dos habitantes locais, mas também traz diversas mais-valias para Almodôvar e áreas circundantes, não esquecendo a particularidade do couto mineiro de Neves-Corvo”.

“Em primeiro lugar, este curso proporciona aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências técnicas essenciais para áreas críticas, como a gestão da segurança e qualidade, que são fundamentais para o funcionamento bem-sucedido de empresas e organizações”, justifica.

Uma opinião que é partilhada pela vice-presidente da Câmara de Almodôvar. Este CTeSP valoriza a atividade mineira na região, pois permite “a possibilidade de elevar as qualificações de pessoas que, já sendo funcionários de uma destas minas, vêm aqui a possibilidade de elevar a sua qualificação profissional”, diz Ana Carmo.

Este CTeSP “é o resultado do trabalho de alguns anos, na tentativa de podermos responder àquilo que eram as necessidades de formação de um público de Almodôvar e de concelhos vizinhos”, acrescenta a vereadora Ana Carmo.

Na opinião de António Espírito Santo, o CTeSP agora a funcionar em Almodôvar contribui igualmente “para a elevação do nível de qualificação dos residentes locais, promovendo a empregabilidade e a capacidade de empreendedorismo”.

“Isso não apenas beneficia os próprios estudantes, mas também a comunidade em geral, uma vez que profissionais mais qualificados têm um impacto positivo nas empresas e organizações locais”, reforça.

António Espírito Santo acrescenta que a parceria entre o Centro Qualifica de Almodôvar e o IPBeja “está em pleno crescimento”, sendo possível que, “no próximo ano”, possa ser criada “mais uma opção de formação de qualidade com a introdução de um novo CTsSP” em Almodôvar.

“Além disso, ambos estamos empenhados em trabalhar arduamente para tornar possível a implementação de uma licenciatura em Almodôvar, ampliando assim as oportunidades de ensino superior na região. Estas iniciativas demonstram o papel crucial da Educação na promoção de um futuro promissor para Almodôvar e seus habitantes”, conclui.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima