O percurso do Alentejo em direção a uma viticultura mais sustentável e adaptada às alterações climáticas é abordado num eBook da autoria do jornalista Nick Breeze.
A obra, intitulada No Calor, reflete “a adaptação exemplar do Alentejo às alterações climáticas e que já é apontada como um modelo de inovação para outras regiões vitivinícola do mundo”, destaca a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, iniciativa pioneira lançada pela CVRA em 2015, que atualmente integra 637 membros (perto de 60% da área de vinha da região), dos quais 26 certificados em Produção Sustentável, o que corresponde a cerca de 35% do volume de vinho da região.
Na obra, disponível gratuitamente em formato digital, Nick Breeze, jornalista especializado em desenvolvimento sustentável, descreve o Alentejo como um “laboratório” de inovação onde, através da colaboração entre viticultores, engenheiros e investigadores, estão a ser criadas soluções que podem ser replicadas a nível global.