O grupo sueco IKEA acaba de abrir, em Beja, um novo Estúdio de Planificação e Encomenda, para “fortalecer a proximidade com a comunidade local e garantir um serviço acessível e conveniente” aos seus clientes, revela ao “CA” o market manager da empresa, Emmanuel Charpentier. O responsável acrescenta ainda que, para já, não está prevista a abertura de nenhuma loja IKEA no Alentejo.
Que razões levaram o grupo IKEA a avançar com o investimento num Estúdio de Planificação e Encomenda em Beja?
A IKEA continua a inovar e a expandir a sua presença em Portugal, através de novos formatos, tanto físicos como digitais, para chegar a mais pessoas de forma prática e acessível. A escolha de Beja reflete o nosso compromisso de estarmos mais próximos dos Bejenses e a consolidação da nossa presença no território. Este novo espaço complementa as nossas lojas tradicionais e canais digitais, permitindo-nos estar ainda mais próximos dos clientes e responder, de forma eficaz, às necessidades da região.
Qual o valor do investimento e quantos postos de trabalho foram criados?
Este estúdio dispõe de uma equipa de sete colaboradores especializados, todos recrutados na região, prontos para ajudar na planificação das diferentes áreas da casa. Esta abertura está integrada no nosso plano anual de expansão que prevê aproximadamente 1,5 milhões de euros por ano para estes formatos de proximidade.
Que metas traçaram para o novo Estúdio de Planificação e Encomenda de Beja da IKEA em 2025?
As nossas metas para o novo Estúdio de Planificação e Encomenda de Beja são fortalecer a proximidade com a comunidade local e garantir um serviço acessível e conveniente para os nossos clientes. Queremos que este espaço se torne uma referência na região para o planeamento de soluções personalizadas para a casa, como um apoio especializado e acompanhamento mais próximo, com especial destaque nas cozinhas e roupeiros.
Foram criados vários Estúdios de Planificação e Encomenda da IKEA no país – que balanço fazem deste investimento?
A abertura do Estúdio de Planificação e Encomenda de Beja marca o 15º espaço deste formato em Portugal, consolidando a nossa aposta com a proximidade com os nossos clientes. Este investimento tem permitido expandir a presença da IKEA em várias regiões do país, tornando o acesso aos nossos produtos e serviços mais conveniente, especialmente em locais onde não existem lojas IKEA. O balanço desta estratégia tem sido muito positivo. No ano fiscal de 2024, os Estúdios de Planificação e Encomenda registaram mais de 500 mil visitas, com cerca de 65% das vendas a corresponderem a cozinhas, 20% a quartos e os restantes 15% a outras áreas da casa.
Depois destes Estúdios, a IKEA admite a possibilidade de abrir uma loja no Alentejo? Se sim, onde?
Estamos sempre a analisar novas oportunidades de expansão em diferentes locais. No entanto, neste momento, não temos planos concretos para a abertura de uma loja nesta região, embora continuemos atentos às necessidades do mercado.