Marta Cortegano, da associação Terra Sintrópica, sediada em Mértola, foi uma das vencedoras do prémio internacional PRIMA’s Woman Greening Food Systems Award, que reconhece “o contributo notável de mulheres” que têm um papel fundamental “na promoção de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes na região do Mediterrâneo”.
O prémio foi entregue no passado mês de fevereiro em Cairo, no Egito, sendo que além de Marta Cortegano foram também distinguidas as egípcias Thoraya Seada e Fani Hatjina e a grega Yosra Ahmed Soltan Abd El-Rahman.
Na cerimónia de entrega dos prémios, Marta Cortegano destacou a complexidade dos desafios globais relacionados com os sistemas alimentares.
“Precisamos mudar o paradigma do desenvolvimento e transformar mentalidades. Precisamos não apenas de colaborar, mas de redefinir a forma como colaboramos e como comunicamos. E precisamos de novas lideranças colaborativas, dispostas a facilitar essa mudança e a co-criar um novo paradigma de desenvolvimento – e nós, mulheres, temos um papel essencial nesse processo”, frisou.