O deputado do PS eleito por Beja, Nelson Brito, visitou nesta segunda-feira, 4, uma exploração agropecuária localizada em Corte Gafo, no concelho de Mértola.
De acordo com o socialista, esta visita revestiu-se “da maior importância no momento em que já é conhecida a intenção do Governo em suspender a recolha de cadáveres de ovinos e caprinos no Alentejo, obrigando os produtores a ficarem com cadáveres amontoados nas suas explorações”.
Nelson Brito recorda que, na passada semana, foi um dos subscritores do projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo que “proceda urgentemente a uma campanha de vacinação do efetivo ovino nacional contra a doença Língua Azul Serotipo 3”.
“O projeto de resolução faz referência à necessidade de criação de medidas de apoio financeiro aos criadores de gado para que estes façam frente aos prejuízos causados pela doença”, lembra.
O eleito do PS relembra ainda “que a vacinação é a única forma de impedir a mortalidade e morbilidade do efetivo ovino, o que terá repercussões económicas, e que até ao momento são os produtores a assumir integralmente o custo da vacinação”.