O grupo parlamentar do Partido Socialista apresentou, nesta terça-feira, 29, na Assembleia da República, um projeto de resolução onde defende uma campanha de vacinação urgente e a criação de apoios financeiros aos produtores pecuários que viram os seus rebanhos de ovinos afetados pela doença da “língua azul”.
Segundo os socialistas, desde setembro que a variante Serotipo 3 da doença se espalhou rapidamente pelo território, “afetando gravemente o Alentejo Central e regiões adjacentes, impondo grandes restrições de movimentação de animais e comprometendo a viabilidade económica das explorações”.
Nesse âmbito, o projeto do PS, subscrito por Nelson Brito, eleito por Beja, e mais três deputados propõe um apoio financeiro aos produtores.
“Este apoio financeiro está alinhado com as práticas de outros países europeus, como França e Espanha, onde os governos asseguram a totalidade dos custos da vacinação contra a ‘língua azul’”, explica o PS.
Os socialistas querem ainda que o Governo avance com uma campanha de vacinação urgente contra a “língua azul”, permitindo “a proteção do efetivo ovino e mitigando os impactos da doença”.
“A vacinação é essencial para reduzir a mortalidade, evitar abortos e controlar a disseminação da doença, com benefícios económicos significativos para os produtores e o setor agropecuário”, argumenta o PS.