Condição da mulher “retratada” no Museu da Ruralidade

O Museu da Ruralidade, situado em Entradas e propriedade da Câmara de Castro Verde, acolhe, a partir deste domingo, 16, a exposição “17 Retratos: A condição da mulher do campo nas décadas de 1950 e 1960 no concelho de Castro Verde”.

A mostra é inaugurada pelas 18h30 e, segundo a autarquia, “dá voz a 17 mulheres, cujos depoimentos desvendam um quotidiano de subalternidade, de trabalho e de sofrimento, mas também de resistência e esperança”.

O projeto resulta de “uma investigação cujos resultados serão divulgados sob as formas de uma exposição” e de um documentário, que será exibido às 15h30 de domingo, 16, no cineteatro de Castro Verde, seguindo-se a mesa-redonda “A Mulher de Ontem e Hoje”, com a participação de Manuela Tavares, dirigente da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

De acordo com a Câmara Municipal, “além do contributo para a preservação da memória, função do Museu [da Ruralidade]”, estes trabalhos “visam também prestar homenagem a uma geração de mulheres do campo do concelho de Castro Verde que lutaram, sem desfalecimento, para que os seus filhos e filhas pudessem ter uma vida melhor”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima