O ministro da Administração Interna, Luís Neves, garantiu esta terça-feira, 7, que as obras de reabilitação do Posto da GNR em Castro Verde, avaliadas em quase 1,2 milhões de euros, são para avançar com brevidade.
“Para nós, para avançar [com esta obra] era ontem, porque andamos a falar há alguns anos sobre este assunto”, disse o governante ao “CA”, após ter reunido com o executivo da Câmara Municipal e visitado o Posto da GNR em Castro Verde.
Luís Neves afirmar esperar ter, “no final do mês”, a documentação necessária para a empreitada poder avançar.
“A seguir é avançar para a assinatura do contrato interadministrativo e para a sua execução”, acrescentou o ministro, considerando serem necessárias “instalações condignas” para “quem serve as pessoas, para quem trata das populações locais e para a coesão do território”.
Questionado sobre a possibilidade de, além das obras de reabilitação do Posto da GNR em Castro Verde ser reforçado com mais efetivo e viaturas, Luís Neves garantiu que o Governo irá tentar “encontrar soluções” para que isso seja possível.
“O concelho é grande, é disperso, é cortado por redes viárias muito relevantes do país e por isso entendemos que muitas das vezes são as forças de segurança, neste caso a GNR, que representa o Estado central. Por isso, é uma aposta muito grande do Governo dotar todo o território das melhores condições possíveis”, disse.
O governante deixou ainda uma palavra de agradecimento ao município pelo apoio prestado no projeto de reabilitação do Posto da GNR.
“Quero agradecer ao senhor presidente da Câmara este apoio e esta parceria que vai fazer com o Ministério da Administração Interna para dotarmos estas instalações das condições dignas para se poder trabalhar”, concluiu Luís Neves.
Segundo a autarquia, o Posto Territorial da GNR de Castro verde “será alvo de uma intervenção de reabilitação profunda”, num investimento de 1.186.836,17 euros, “no âmbito de um contrato de cooperação administrativa”.
“A empreitada, a ser lançada nas próximas semanas, permitirá melhorar as condições de funcionamento do edifício e reforçar as condições de trabalho dos militares da GNR, contribuindo para um serviço de maior qualidade prestado à população e para o reforço da segurança no concelho”, frisa o município.
Além de Castro Verde, o ministro da Administração Interna vai passar também nesta terça-feira, 7, pelos concelhos da Vidigueira e Alvito.









