Companhia de teatro de Beja promove residências artísticas

A companhia de teatro Lendias d’Encantar (LdE), de Beja, vai promover em breve a realização de 30 residências artísticas, fruto de uma candidatura apresentada ao programa “Garantir Cultura”, já aprovada.

De acordo com a companhia, o projeto vai permitir a realização de 30 residências artísticas “com a duração de, aproximadamente, um mês” e visa “criar condições para o desenvolvimento de uma bolsa de residências artísticas a realizar no Alentejo”.

“Serão cerca de 30 [residências], destinadas a actores e bailarinos, em vários concelhos, a começar por Alvito e Aljustrel, extensíveis a outros seis Municípios. Algumas serão orientadas para criadores do espaço ibero-americano, uma das linhas de intervenção da LdE”, explica o diretor artístico da companhia, António Revez.

De acordo com o mesmo responsável, o projecto “tem especial interesse” para a LdE, “uma vez que permitirá apreciar e conhecer o trabalho de alguns criadores que, posteriormente, poderão vir a ser contratados, no decorrer de 2022”.

Por outro lado, algumas das residências a desenvolver basear-se-ão “na recolha de tradições e estórias de vida de interesse para a criação artística das LdE”, acrescenta António Revez.

O projeto da Lendias d’Encantar é igualmente, segundo o diretor artístico, o “assumir de um compromisso” da companhia “com a região, onde a realização das 30 residências tem, também, um carácter social e não apenas artístico”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima