Não pode brincar com os seus netos devido às dores nos joelhos?

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Inês Veiga

farmacêutica

Ser avô ou avó é muito agradável, especialmente se tem a possibilidade de fazer coisas activamente com seus netos. Estamos familiarizados com a típica situação em que o avô se levanta da sua cadeira. Pára a meio e fica “congelado”, como se algo o prendesse àquela posição. Lamenta-se, mostrando claramente que tem dores, e lá consegue pôr-se de pé. A dor no joelho, devido à constante deterioração conjunta – ou osteoartrose – é muitas vezes a razão pela qual as pessoas mais velhas são incapazes de fazer as coisas com os jovens, mas não tem que ser assim.
Com uma combinação de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina, dois compostos biologicamente activos que estão envolvidos na síntese da cartilagem das articulações, é possível aliviar a dor e melhorar o funcionamento conjunto dentro de 8-12 semanas.

<b>Tijolos de cartilagem</b>
A glucosamina é um amino-açúcar, produzido a partir dum aminoácido e de glucose. É um tijolo biológico e um componente estrutural da cartilagem das articulações. O que torna a glucosamina tão especial é a sua capacidade de estimular a síntese corporal de cartilagem e foi exactamente isso que a investigação mostrou ser benéfico na osteoartrose.
A condroitina, o outro componente, é extraído normalmente da cartilagem de porco ou de vaca, mas também é usada a cartilagem de tubarão. A condroitina é um componente estrutural vital da cartilagem.

<b>Nenhuma outra substância tem este efeito</b>
Ao contrário dos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, que eram a opção não cirúrgica mais comum para as pessoas com osteoartrose, a glucosamina e a condroitina têm outros efeitos para além de melhorar a dor. Impede a degradação da cartilagem.
Até ao momento, este é o único tratamento capaz de prevenir a futura perda de cartilagem articular. Os investigadores científicos ainda não chegaram a um consenso sobre como a glucosamina combinada com a condroitina consegue este efeito, mas parece que o tratamento inibe as enzimas que degradam a cartilagem, provocando a sua deterioração. Alguns peritos reclamaram ainda que a glucosamina pode recuperar alguma da cartilagem já degradada.

<b>Documentado cientificamente</b>
Actua mesmo? De acordo com estudos científicos, definitivamente parece que sim. Não só melhora o funcionamento das articulações, como os estudos também demonstram que reduz as dores articulares tão eficazmente como os AINE’s (medicamentos anti-inflamatórios não esteróides) que são amplamente utilizados para tratar articulações inflamadas e dolorosas. De facto, investigadores Espanhóis do Hospital Universitário Dr. Peset em Valência publicaram recentemente um estudo na revista científica Radiologia Europeia (European Radiology), no qual comprovaram a capacidade da glucosamina diminuir a dor e melhorar o funcionamento das articulações em pessoas com a cartilagem do joelho degradada.

<b>Utilização muito segura</b>
Num artigo de revisão publicado no início deste ano na revista Artroscopia (Arthroscopy), investigadores americanos referem o sulfato de glucosamina como “uma modalidade inicial de tratamento para muitos doentes com osteoartrose”. Por outras palavras, esta substância representa uma solução excelente de primeira linha para articulações degradadas, tal como os estudos conduzidos com a combinação da glucosamina com a condroitina mostram resultados promissores. Outra situação importante que os investigadores nomeiam é o facto da glucosamina e da condroitina serem substâncias muito seguras, com quase todos os estudos a demonstrar igualdade de segurança desses dois componentes relativamente ao placebo.
A osteoartrose, como mencionado anteriormente, é uma parte natural do processo de envelhecimento. Para além da relação com a idade, e da degradação enzimática da cartilagem articular, a osteoartrose pode ser provocada pela utilização inadequada das articulações ou por uma combinação de excesso de peso e pouco exercício físico. Glucosamina combinada com condroitina parece ser uma solução benéfica para a osteoartrose ligeira a moderada, não apenas pelos seus efeitos comprovados, mas também pela sua segurança.

<i>Eur Radiol. 2009
Arthroscopy. 2009
Jan;25(1):86-94.</i>

<b>Porquê “sulfato”?</b>
Estudos demonstram que o melhor efeito é obtido com sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina. O prefixo “sulfato” refere-se ao facto dos componentes serem combinados com enxofre. Biologicamente, a glucosamina e a condroitina necessitam da presença de enxofre para actuar adequadamente. Outra forma de glucosamina predominantemente utilizada em preparações de glucosamina nos Estados Unidos é o “cloridrato de glucosamina”. Esta forma da substância não actua tão bem quanto o sulfato de glucosamina, explicando a razão por que alguns estudos não apresentam os efeitos esperados. Algumas pessoas tomam glucosamina pura com MSM (metil sulfonil metano), que é um composto de enxofre, de modo a permitir que a glucosamina actue adequadamente. Outras combinam a glucosamina com sulfato de condroitina, outra substância estimuladora da cartilagem. A maioria dos estudos publicados com efeitos comprovados na osteoartrose utilizaram sulfato de glucosamina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Festival Futurama no concelho de Mértola

A terceira edição do festival Futurama, que “cruza” tradições do Baixo Alentejo com artes contemporâneas, vai passar neste sábado, 5, pelo concelho de Mértola, apresentando

Role para cima