Há muito que comer laranja deixou de ser um privilégio dos meses de Janeiro a Maio. Hoje em dia, comer este fruto é uma regalia de todos os meses do ano, a uma preço razoável e sob diferentes formatos. E se no Inverno a laranja é uma aliada contra gripes e constipações, no Verão ajuda a manter o peso!
Para além do pequeno-almoço, os lanches são óptimos momentos para ingerir fruta! Ainda para mais, a laranja possui um baixo valor calórico (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 50 calorias) pelo que é recomendada nos planos de controle de peso.
No caso da laranja, este fruto é um fornecedor por excelência de vitamina C (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina). Mas as boas notícias continuam, uma vez que este citrino alaranjado é rico em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras. Por outro lado, ajuda também a reforçar as defesas do organismo.
O betacaroteno, o fitonutriente que confere a cor à laranja, assegura a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. A acção da pectina, fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos da fruta nas membranas, parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Mas há outros benefícios a tirar do consumo de laranja.
Assim, para além da vitamina C, que aumenta a protecção contra as infecções, existem outros benefícios a ter em conta: facilita a digestão e a função intestinal uma vez que as propriedades da laranja activam a acção das glândulas que segregam o suco gástrico além de auxiliar no funcionamento intestinal devido ao seu alto teor em fibras solúveis. Sendo um fruto com apreciável quantidade de cálcio, o seu consumo ajuda a manter a estrutura óssea, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue. A sua vitamina C reduz ainda os danos causados pela acção dos radicais livres, apadrinhando um aspecto jovial por mais tempo! Como vê, só bons motivos para não se esquecer da laranja!!!
PS e CDU trocam críticas sobre orçamento da Câmara de Castro Verde
A aprovação do orçamento da Câmara de Castro Verde na sessão da Assembleia Municipal realizada na terça-feira, 11, levou a uma troca de críticas entre