Agradecimento ao presidente da Câmara de Castro Verde

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Pais dos alunos finalistas da Escola Secundária de Castro Verde

Senhor Presidente

Nós, pais dos alunos finalistas da Escola Secundária de Castro Verde, amigos do Victor, pretendemos, com esta missiva, tornar público o nosso agradecimento por todas as suas atitudes, a sua solidariedade, compaixão, altruísmo e, principalmente, pelo enorme apoio que nos ofereceu. Foram gestos notoriamente sinceros e completamente desprendidos de quaisquer interesses.
A tragédia, que aconteceu longe de nós, fragilizou os nossos filhos e deixou-nos a nós numa situação de impotência, dados os poucos meios que tínhamos para os ajudar. Estes jovens, embora se julguem adultos, são apenas adolescentes de 17 ou 18 anos.
Naquela noite, em choque, apenas queriam sair daquele local e regressar a casa, do modo mais célere possível, em busca do conforto da família. A tão desejada viagem de finalistas havia perdido todo o sentido. O seu grande amigo tinha partido, não estava mais junto deles! Quanto a nós, pais daqueles jovens, a ansiedade era enorme. Ao telefone, sentíamos o seu nervosismo e a sua incapacidade para se conseguirem acalmar. Sentíamos os nossos filhos a implorar o nosso apoio e não conseguíamos estar junto deles para os proteger. A viagem para eles terminara, no momento em que tinha terminado para o seu amigo Victor.
A agência de viagens que os tinha transportado para Espanha não tinha meios e nem sequer envidou esforços para trazer, imediatamente, os nossos filhos para Portugal. Cada instante que eles passavam na entrada daquele hotel mais os angustiava e desesperava. E nós, pais, longe deles, sentíamo-nos incapazes de resolver aquela situação. Era-nos impossível que eles regressassem de avião uma vez que, tal como acima referido, muitos deles são menores de idade, o que obrigaria a que tivessem uma autorização dos pais, autenticada, de forma a poderem viajar de avião.
Este impasse foi resolvido graças ao empenho e dinamismo do senhor presidente e à custa das muitas conversações entre o senhor, a agência Sporjovem e os representantes diplomáticos do consulado português. Se não fosse a sua tomada de posição, senhor presidente, o seu enorme esforço e dedicação, ter-nos-ia sido muito difícil resolver toda a burocracia da viagem, de uma hora para a outra (da noite para o dia seguinte).
Queremos que saiba que o seu gesto solidário e humano e o seu apoio incondicional nos sensibilizou profundamente e que nunca o esqueceremos. Ficará para sempre na nossa memória, não só as iniciativas tomadas, mas especialmente por se ter disponibilizado pessoalmente para apoiar incondicionalmente os nossos filhos, como se de seus se tratasse, como nos chegou a dizer. E todas as acções, seguidas de um acompanhamento atento, cuidadoso e permanente junto de nós e dos nossos filhos, não têm paga, como nós, alentejanos, costumamos dizer.
As palavras são poucas para exprimir o quanto lhe estamos gratos!
Seria injusto não mencionar o papel activo e diligente da senhora presidente da Junta de Freguesia de Castro Verde, Manuela Florêncio, bem como dos senhores vereadores Paulo Nascimento e António João Colaço ao ajudarem a acelerar todos os mecanismos necessários para levar a cabo esta missão – trazer de volta os nossos filhos!
Agradecemos a disponibilidade do dr. Miguel Rego, da senhora Patrícia Jesuíno e das senhoras psicólogas, pelo apoio que nos deram e pela preocupação que tiveram com os nossos filhos, ao longo de todos esses dias tão penosos.
Ficamos reconhecidos à senhora diretora-regional do Alentejo, dra. Maria Reina Martin, pela pronta intervenção e pelo acompanhamento prestado aos nossos filhos.
Não podemos esquecer a atenção, a delicadeza e amabilidade manifestadas pelo senhor representante diplomático do consulado português na Catalunha para com os nossos filhos.
Agradecemos igualmente ao órgão diretivo da Escola Secundária de Castro Verde por ter disponibilizado o espaço desta escola para as diligências necessárias.
Bem hajam!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima