A Cercicoa, com sede em Almodôvar, tem a funcionar desde esta semana o seu novo Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD), com capacidade para 30 pessoas.
A nova resposta resulta de um acordo de cooperação entre a cooperativa e o Instituto da Segurança Social, através do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, consistindo “numa resposta especializada que assegura o atendimento, acompanhamento e reabilitação de pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos”.
De acordo com a Cercicoa, o novo CAARPD visa “informar, orientar e encaminhar para os serviços e equipamentos sociais adequados a cada situação”, assim como “promover programas de reabilitação inclusivos com vista ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais”.
“Assegurar o acompanhamento do percurso de reabilitação social com vista à autonomia e capacidade de representação” e “capacitar e apoiar as famílias, bem como os cuidadores informais” são outras das metas da nova resposta social da Cercicoa.