A Câmara de Beja inaugura neste sábado, 26, pelas 17h30, no Centro UNESCO, o Centro Interpretativo d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria/ Sala do Cante e da Viola Campaniça. A cerimónia marca o arranque do programa comemorativo do quinto aniversário da classificação do cante alentejano como património imaterial da Humanidade.
De acordo com a autarquia, o novo espaço, além de contar um pouco da histórica do cante e da viola campaniça, permitirá, através da mesa interactiva “MPGDP”, “navegar pelos mais de três mil vídeos gravados por Tiago Pereira desde 2011, com destaque óbvio para o repertório de música tradicional do concelho de Beja”.
A iniciativa contará com a presença, como convidados, de José Francisco Colaço Guerreiro (da Cortiçol/ Castro Verde) e de Tiago Pereira (do projecto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”), além de dos grupos corais da Cabeça Gorda e “Estrelas do Alentejo”.
As comemorações continuam no mês de Novembro, primeiro no dia 23, com o debate “Vozes do Cante: O cancioneiro e o futuro” (17h30). E depois no dia 27, com a iniciativa “Cante ao Entardecer”, onde vários grupos do concelho vão cantar em locais públicos da cidade.
