Antigo padre de Castro Verde é o novo patriarca de Lisboa

O padre Rui Valério, até agora bispo das Forças Armadas e que foi pároco em Castro Verde, é o novo patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a Manuel Clemente, anunciou esta quinta-feira, 10, o Vaticano.

Natural de Urqueira, no concelho de Ourém, Rui Valério tem 58 anos e foi ordenado padre em 1991, em Fátima.

Depois passou pela Paróquia de Castro Verde, entre 1993 e 1995 e de 2001 a 2007, “dedicando-se particularmente aos jovens e à lecionação da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica” nas escolas do primeiro ciclo, além de ter sido, de 2004 a 2007, responsável do Arciprestado (conjunto de paróquias) de Almodôvar.

Mais tarde, a 27 de outubro de 2018, o Papa Francisco nomeou-o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança de Portugal.

Em entrevista concedida ao “CA” em 2022, quando esteve em Castro Verde por ocasião das comemorações da Batalha de Ourique, D. Rui Valério reconhecia que regressar ao Baixo Alentejo era uma “fonte de tantos de sentimentos e emoções”.

“O facto de uma parte significativa da minha juventude como sacerdote ter sido desenvolvida com o povo de Castro Verde é uma circunstância que nos remete para uma relação de afetividade. Costuma-se falar do ‘primeiro amor’ e foi aqui, em 1993, que exerci os meus primeiros dois anos de sacerdócio, o que significa que foram anos que me marcaram para sempre”, frisou.

Em nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, a Câmara de Castro Verde “manifesta publicamente a sua enorme satisfação e felicita o bispo D. Rui Valério pela nomeação como novo patriarca de Lisboa”.

“Afável, dedicado, próximo de todos e profundamente envolvido com a comunidade, D. Rui Valério ‘é um dos nossos’ e, por isso, o Município de Castro Verde não pode deixar desejar as maiores felicidades no exercício das funções que vai assumir”, acrescenta a autarquia.

A tomada de posse de D. Rui Valério como cardeal patriarca de Lisboa está agendada para o próximo dia 2 de setembro, às 11h00, na Sé Patriarcal, seguindo-se, no dia seguinte, uma cerimónia solene no Mosteiro dos Jerónimos.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima