Os estudantes finalistas do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) estão a produzir um conjunto de sete webséries de ficção baseadas no livro Crimes Exemplares, lançado por Max Aub em 1957.
Segundo o IPBeja, “tendo por base os 87 ‘relatos de crimes’ que compõem este clássico da literatura, os estudantes foram desafiados a expandir narrativamente os textos originais, a produzir e a realizar um conjunto de webséries transmedia, pensadas para difusão em plataformas digitais como o YouTube, Instagram eTikTok”.
“Deste desafio resultou a produção de sete webséries ficcionadas onde a criatividade e o sentido crítico dos estudantes cruzam os universos narrativos de Max Aub com problemáticas contemporâneas”, acrescenta.
O IPBeja refere que entre os temas abordados “sobressai a reflexão sobre a desinformação no espaço mediático, potenciada pela utilização das redes sociais”.
Os episódios piloto das webséries então disponíveis numa playlist no canal de YouTube do curso, acessível em:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL3NCnHxz7t87fjA1OERzYrjvF495Yq4eH.
A produção destas webséries tiveram o apoio de diversas entidades regionais, “nomeadamente, através da cedência de espaços cénicos e da participação de atores”, indica a instituição de ensino superior.
“Esta colaboração traduz-se numa relação de ganhos mútuos, contribuindo para o fortalecimento de parcerias locais e para a valorização da imagem da cidade de Beja e da região”, conclui o IPBeja.












