A Câmara de Aljustrel vai aderir ao projeto PISTA – Digital, um sistema inteligente de monitorização do turismo “que pretende promover a disseminação da informação e conhecimento relacionado com o desenvolvimento sustentável da atividade turística na região”.
Segundo a autarquia, o protocolo de colaboração integra a Universidade de Évora, na qualidade de coordenadora técnico-científica deste sistema, e a Turismo do Alentejo, que é a entidade coordenadora do ASTO – Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo.
“Com esta adesão, o Município de Aljustrel passa a dispor de uma ferramenta tecnológica que facilitará também o reconhecimento de oportunidades de inovação nos seus serviços e que auxiliará na identificação de melhores soluções para a utilização de recursos”, frisa.
A Câmara de Aljustrel acrescenta que será assim possível “avaliar e tratar informação relevante para o incremento de políticas de promoção que tenha em vista o desenvolvimento do turismo”, assim como “aumentar os conhecimentos relacionados com a atividade turística, percebendo o perfil dos visitantes e as suas proveniências”.
Com a nova ferramenta será também possível “capacitar os agentes do turismo para a adoção de soluções que contribuam para o incremento da sustentabilidade” e “projetar a imagem do Alentejo como destino turístico sustentável e divulgar e partilhar o conhecimento no contexto dos agentes nacionais e internacionais”.