O programa operacional regional Alentejo 2030 tem abertas, até 24 de março de 2025, as candidaturas para um aviso de concurso destinado a apoiar ações de formação dirigidas a trabalhadores da administração pública regional e local, com uma dotação de financeira de 2,5 milhões de euros.
De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, a iniciativa “visa reforçar a capacitação da administração pública regional e local, contribuindo para uma maior eficiência nos processos administrativos e para o desenvolvimento sustentável da região”.
Para serem elegíveis, as ações de formação devem estar associadas a projetos de modernização e inovação administrativa, explicou o organismo.
Devem igualmente qualificar “trabalhadores para processos de descentralização em áreas como educação, saúde, cultura, ação social, transportes, habitação ou para a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável”.
O aviso de concurso destina-se a municípios e Comunidades Intermunicipais (CIM), sendo que a elegibilidade geográfica é limitada ao Alentejo (NUTS II) e as ações formativas devem ocorrer neste território.