09h20 - terça, 19/06/2012

Projecto do Outeiro do Circo (Mombeja) cancelado por falta de apoio da Câmara de Beja

Projecto do Outeiro do Circo (Mombeja) cancelado por falta de apoio da Câmara de Beja

O projecto de investigação arqueológica dedicado ao Outeiro do Circo, na pequena freguesia de Mombeja, foi cancelado por falta de apoio por parte da Câmara de Beja, anunciaram os seus responsáveis.
Em comunicado divulgado no blogue do projecto (<i>outeirodocirco.blogspot.pt</i>), Miguel Serra e Eduardo Porfírio lembram que entre 2008 e 2012 realizaram-se quatro campanhas de escavação neste importante sítio arqueológico do Baixo Alentejo, "que contaram com o apoio de diversas instituições", mas que "dependeram sempre do apoio financeiro" da autarquia.
Por isso mesmo, continuam estes responsáveis, em Janeiro de 2012 foi apresentado à Câmara de Beja "um novo pedido de apoio centrado no desenvolvimento de nova fase de investigação do sítio e da região onde se insere, dando cumprimento a um dos objectivos estabelecidos em 2008, que visava a criação de um programa geral de investigação após uma fase de avaliação das potencialidades do sítio arqueológico".
Na prática, a nova fase proposta "permitia um aumento da área de intervenção com naturais consequências em termos de novos conhecimentos científicos, criação de espaços visitáveis, incremento das acções de divulgação e educação patrimonial, entre outras".
Contudo, e "após um longo período sem resposta em relação a este pedido", os responsáveis pelo projecto foram informados na passada sexta-feira, 15, "que a Câmara Municipal de Beja não estaria em condições de confirmar os apoios para o presente ano", o que inviabiliza a continuidade dos trabalhos no local.
Ainda assim, Miguel Serra e Eduardo Porfírio esperam que este não seja o adeus definitivo ao projecto do Outeiro do Circo.
"Sempre nos transmitiram o interesse por parte do executivo neste projecto, que esperamos que se mantenha para uma nova oportunidade a surgir o mais brevemente possível", vincam ambos, garantindo que entre os meses de Julho e Outubro se irão manter algumas das actividades já agendadas para o local, nomeadamente visitas organizadas, acções de formação e oficinas de arqueologia experimental.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 28/02/2020
EDIA lança "Anuário
Agrícola de Alqueva 2019"
A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) já tem disponível, no seu site, o "Anuário Agrícola de Alqueva de 2019", que visa uxiliar agricultores e investidores a desenvolverem actividades agrícolas sustentáveis.
07h00 - sexta, 28/02/2020
Mineiro Aljustrelense
suspende guarda-redes
A Direcção do Mineiro Aljustrelense anunciou nessa quinta-feira, 27 de Fevereiro, que o guarda-redes Fábio Reis, um dos capitães da sua equipa sénior, se encontra suspenso de toda a actividade do clube.
07h00 - quinta, 27/02/2020
Câmara de Mértola
investe em viaturas
A Câmara de Mértola acaba de adquirir oito novas viaturas, todas com diferentes funcionalidades, num investimento municipal que ascende aos 238 mil euros, revela ao "CA" fonte da autarquia.
07h00 - quinta, 27/02/2020
Câmara de Aljustrel
atribui bolsas de estudo
São 23 os alunos do concelho de Aljustrel que frequentam o ensino superior que vão ser apoiados pela Câmara Municipal local no presente ano lectivo de 2019-2020, através de bolsas de estudo.
07h00 - quarta, 26/02/2020
Candidatos no PS
revelam mandatários
Hélder Guerreiro e Nelson Brito, candidatos às eleições para presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS, agendadas para 14 de Março, apresentaram nos últimos dias os mandatários das respectivas candidaturas.

Data: 21/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial