Vale do Guadiana recebe Rede de Guardiãs da Natureza

Vale do Guadiana & rio

O Parque Natural do Vale do Guadiana, que abrange os concelhos de Mértola e Serpa, é uma das oito áreas protegidas de Portugal onde vai ser implementada a Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural.

Segundo os promotores da iniciativa, esta rede juntar mulheres “que possam identificar, catalisar e coordenar a implementação de projetos de intervenção no meio rural, em especial em áreas protegidas”.

A ambição é que estas mulheres “possam ser dinamizadoras locais da regeneração e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, aproveitamento sustentável dos recursos endógenos e da transição para uma economia de baixo carbono e resistente às alterações climáticas”, acrescenta a mesma fonte.

Nesse âmbito, o projeto prevê identificar 12 mulheres guardiãs para integrar a rede e participar num programa de capacitação, “a decorrer em outubro e novembro e onde as guardiãs poderão desenvolver e consolidar os seus projetos”.

“O projeto procurará também criar as bases para a concretização destes projetos de intervenção no território, promovidos por mulheres, envolvendo as comunidades locais”, concluem os seus promotores.

Opinião

Marcelo Guerreiro

6 de Setembro, 2024

Mais ação e menos conversa

Carlos Pinto

6 de Setembro, 2024

Saúde (muito) problemática

Vitor Encarnação

6 de Setembro, 2024

Regressos

Carlos Pinto

2 de Agosto, 2024

Uma obra mais que urgente

Napoleão Mira

2 de Agosto, 2024

Confissões de um pré-Septagenário

Carlos Pinto

19 de Julho, 2024

O futuro da somincor

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima