Turismo no Alentejo cresceu no ano de 2023

Turismo - TEIMA SW Odemira

A atividade turística no Alentejo cresceu no passado ano de 2023, “ultrapassando os números pré-pandemia”, revela a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), tendo por base o mais recente relatório do Turismo de Portugal.

Em comunicado enviado ao “CA”, a ARPTA revela que, em 2023, “o Alentejo viu um aumento homólogo de 20,9% nos hóspedes do estrangeiro, comparativamente ao ano anterior”.

“As dormidas de estrangeiros também registaram uma subida impressionante de 18,5%, representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região”, acrescenta a mesma fonte.

A ARPTA sublinha que, quando comparado com o ano de 2019, “considerado até então o melhor ano turístico, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 ultrapassou em 0,9% o de 2019, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%”.

“Já os proveitos globais no Alentejo evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019, destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região”.

O relatório do Turismo de Portugal indica igualmente que Espanha é o país de onde chegam mais turistas para o Alentejo, seguindo-se os EUA, Alemanha, França e Brasil.

“Estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico”, frisa o presidente da ARPTA, Vítor Silva, citado no comunicado.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima