Seca: Governo vai apoiar os produtores pecuários

Seca: Governo vai apoiar

O Governo aprovou um apoio de três milhões de euros para os produtores pecuários afectados pela seca nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Serpa. As medidas, adoptadas “com carácter de urgência”, visam financiar a abertura de novos furos para captação de água, a aquisição de equipamentos de bombagem e de equipamentos de transporte de água.
Esta “é uma região bastante castigada pela seca ao longo dos anos, razão pela qual os produtores são sistematicamente obrigados a esforços redobrados para manterem a sua actividade, que é de grande importância para a região e para o país”, justifica ao “CA” o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
No âmbito deste apoio, cada produtor poderá apresentar uma única candidatura e receber até um montante máximo de 10 mil euros. O apoio será concedido sob a forma de subvenção não reembolsável, até ao limite de 80% ou 50% da despesa elegível, consoante o beneficiário tenha ou não tenha seguro agrícola.
De acordo com o Ministério da Agricultura, as declarações de prejuízo podem ser apresentadas até ao próximo dia 10 de Novembro e os pedidos de apoio deverão ser submetidos através de formulário electrónico até dia 21 do mesmo mês. A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo dispõe depois de um prazo até 15 de Dezembro para fazer a verificação dos prejuízos declarados e o investimento terá de ser concretizado até final deste ano, dia 31 de Dezembro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima