O Governo aprovou um apoio de três milhões de euros para os produtores pecuários afectados pela seca nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Serpa. As medidas, adoptadas “com carácter de urgência”, visam financiar a abertura de novos furos para captação de água, a aquisição de equipamentos de bombagem e de equipamentos de transporte de água.
Esta “é uma região bastante castigada pela seca ao longo dos anos, razão pela qual os produtores são sistematicamente obrigados a esforços redobrados para manterem a sua actividade, que é de grande importância para a região e para o país”, justifica ao “CA” o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
No âmbito deste apoio, cada produtor poderá apresentar uma única candidatura e receber até um montante máximo de 10 mil euros. O apoio será concedido sob a forma de subvenção não reembolsável, até ao limite de 80% ou 50% da despesa elegível, consoante o beneficiário tenha ou não tenha seguro agrícola.
De acordo com o Ministério da Agricultura, as declarações de prejuízo podem ser apresentadas até ao próximo dia 10 de Novembro e os pedidos de apoio deverão ser submetidos através de formulário electrónico até dia 21 do mesmo mês. A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo dispõe depois de um prazo até 15 de Dezembro para fazer a verificação dos prejuízos declarados e o investimento terá de ser concretizado até final deste ano, dia 31 de Dezembro.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde