O PS solicitou o agendamento de uma reunião da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas para discutir e votar os requerimentos e iniciativas do partido dedicadas à doença da “língua azul”, que tem vindo a dizimar rebanhos no Alentejo e em todo o país.
No requerimento, apresentado pelo coordenador do PS na Comissão de Agricultura, o deputado Nelson Brito, eleito por Beja, os socialistas afirmam que “face à progressão da doença e à falta de medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura e Pescas é inadiável e urgente que a Comissão de Agricultura e Pescas se pronuncie sobre este assunto”.
Na reunião a agendar, o PS pretende discutir o projeto de resolução em que defende “a campanha de vacinação do efetivo ovino nacional contra a doença ‘língua azul – serotipo3’ e a criação de medidas de apoio financeiro”.
“Face ao agravamento do surto” da doença e “à falta de coordenação das entidades públicas”, o PS requereu igualmente, “com caráter de urgência, que sejam ouvidas em audição” diversas entidades ligadas ao setor, entre as quais a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, de Beja.