O PS defende que o governo avance com a “adoção urgente” de medidas de apoio aos produtores e criadores de ovinos, devido aos prejuízos causados nas explorações pela doença da “língua azul”.
Segundo o deputado Nelson Brito, eleito pelo PS por Beja e coordenador dos socialistas na Comissão Parlamentar de Agricultura, é necessário que o Governo “disponibilize medidas de apoio financeiro aos agricultores para fazer face aos prejuízos decorrentes da doença da ‘língua azul’ e ajuste as medidas da PAC de modo a que os produtores não fiquem em incumprimento e que percam ajudas”.
Numa audição parlamentar ao ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, realizada na passada semana, o deputado baixo-alentejano criticou a “falta efetiva dos apoios anunciados pelo Governo à vacina e a medidas de reparação dos prejuízos com à morte de milhares de animais do efetivo ovino e de inúmeros abortos”.
Nelson Brito lembrou na ocasião que as associações de produtores de várias regiões do país “estimam já em mais de 50 mil animais mortos, para além de um número de abortos sem paralelo”.
Nesse âmbito, os deputados do PS na Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas já requereram a audição às associações de produtores de ovinos e às confederações agrícolas CONFAGRI, CAP e CNA, e à Ordem dos veterinários sobre a doença da “língua azul”.