PS do Baixo Alentejo teme que desagregação de freguesias seja adiada

A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS teme que o processo de desagregação de freguesias, reconfirmado no Parlamento a 6 de março, possa vir a ser adiado devido às eleições Legislativas.

Em comunicado enviado ao “CA”, a FBA “enaltece a postura” do grupo parlamentar do PS, que “voltou a estar ao lado daquela que é uma aspiração da população portuguesa, confirmando a reposição de 302 freguesias agregadas durante a reforma administrativa da Lei Relvas de 2013, diploma que acabaria por ser alvo de veto presidencial”.

Ainda assim, os socialistas temem “que o processo possa vir a ser adiado”, depois de na nota de promulgação o Presidente da República ter remetido “para o Artigo 15º, n.1, da Lei n.º 39/2021, de 24 de junho, que estipula não ser ‘permitida a criação de freguesias durante o período de seis meses imediatamente antecedente à data marcada para a realização de quaisquer eleições de nível nacional’”.

Para a FBA, esta é “uma matéria que já mereceu contestação por parte de vários especialistas que argumentam que as novas freguesias só serão efetivamente criadas após as eleições” Autárquicas.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima