PS do Baixo Alentejo acusa PSD e primeiro-ministro de “faltar à verdade”

A Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS acusa o PSD e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, de estarem “a faltar à verdade aos portugueses e aos baixo-alentejanos”, elogiando a postura “de máxima responsabilidade” do seu partido.

Em comunicado enviado ao “CA”, o secretariado da FBA do PS lembra que “perante uma situação que carecia de explicações à Assembleia da República e ao país sobre o seu envolvimento numa empresa familiar, criada pelo próprio anteriormente, o primeiro-ministro recusou-se a responder”.

“Sendo pressionado para tal, reagiu mal e ameaçou com eleições Legislativas, no sentido de condicionar os outros partidos a não questionar e obter mais esclarecimentos sobre toda a situação, que carece mesmo de esclarecimentos”, acusa o PS.

Nesse sentido, os socialistas do Baixo Alentejo congratulam “a postura dos partidos políticos com assento parlamentar, sempre tentando obter respostas”, especialmente a postura “de máxima responsabilidade” do PS, que sugeriu “a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com vista a inquirir e obter os esclarecimentos necessários sobre a situação”.

“A haver eleições, será por teimosia do Governo e do PSD, pela sua postura arrogante, que se acham acima de qualquer pedido de esclarecimentos ou dúvidas”, frisa o PS.

No comunicado, a FBA do PS acusa também o deputado do PSD por Beja, Gonçalo Valente, de “tenta esconder os desenvolvimentos da história recente em relação a alguns processos e evoluções que a região tem assistido, assumindo-se ele e o partido que representa, como os ‘donos disto tudo’”.

“A haver eleições, será por teimosia do Governo e do PSD, pela sua postura arrogante, que se acham acima de qualquer pedido de esclarecimentos ou dúvidas”, frisa o PS

Segundo os socialistas, no caso do IP8, “cujas obras estão a decorrer”, o deputado do PSD “esqueceu que só foram possíveis estes trabalhos porque houve uma preparação, planeamento e orçamentação pelo Governo do PS, que criou todas as condições para que estes trabalhos fossem executados”.

E quando à ferrovia, continua o comunicado, a eletrificação do troço Beja-Casa Branca, “uma reivindicação antiga da região, e assumida nos governos do PS, que criaram todas as condições, prepararam o projeto e garantias de financiamento para que esta aspiração e necessidade dos baixo alentejanos pudesse avançar”.

Relativamente ao projeto de reabilitação e ampliação do Hospital de Beja, o PS acusa o deputado do PSD de apropriar-se da intervenção “prevista há muito”, assim como faltar à verdade, “dizendo que está em fase de projeto de arquitetura, quando sabemos que este só estará previsto avançar na melhor das hipóteses em 2026”.

“É preciso relembrar que este tema foi reatado no final de 2023, pelo secretário de Estado da Saúde do Governo do PS [Ricardo Mestre] e que estagnou em julho de 2024, já com o governo PSD, mantendo-se assim até hoje”, acrescentam os socialistas.

Tudo isto leva a FBA do PS a afirmar que “o PSD e o senhor primeiro-ministro estão a faltar à verdade aos portugueses e aos baixo-alentejanos”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima