O projeto de captação de água do rio Guadiana no Pomarão, no concelho de Mértola, para abastecimento ao Algarve, está em consulta pública até 29 de abril, através do portal Participa (www.participa.pt).
De acordo com a Agência Lusa, o processo de Avaliação de Impacte Ambiental do projeto, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa um investimento previsto de cerca de 61,5 milhões de euros.
A obra consiste na captação de água superficial na zona estuarina do rio Guadiana, junto à povoação de Mesquita, a montante do Pomarão, no concelho de Mértola, através de uma conduta adutora até à albufeira de Odeleite, em Castro Marim, onde a água captada será restituída.
“O projeto permitirá reforçar a garantia e aumentar a resiliência do sistema multimunicipal de abastecimento urbano de água do Algarve, face aos efeitos esperados e já sentidos das alterações climáticas”, lê-se nas conclusões do resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA).
A captação de água no Pomarão é uma das medidas previstas no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, para o qual estão destinados 200 milhões de euros provenientes do PRR, além da futura estação de dessalinização, da produção de água para reutilização e da redução de perdas de água no setor urbano.